Viajar de ônibus – 8 dicas para aproveitar ao máximo

Viajar de ônibus – 8 dicas para aproveitar ao máximo

Viajar de ônibus pode ser uma boa pedida, mas existem alguns detalhes que se não forem observados poderão tirar o brilho deste tipo de viagem.

Dicas para viajar de ônibus

1. Organização

Uma das dicas para viajar de ônibus sem ter que enfrentar filas nas rodoviárias é comprar a passagem pela internet. No dia do embarque, ter um documento de identificação com foto e trocar pelo bilhete de embarque. Chegar na rodoviária com até 40 minutos de antecedência, a fim de evitar imprevistos.

2. O quê vestir?

Para a viagem ser mais confortável, usar roupas leves e aconchegantes, como uma calça jeans (ou moletom), tênis e camiseta de algodão. Vestir-se de acordo com a estação do ano, usando roupas leves no verão e as mais quentes no inverno. É importante sempre levar um agasalho, mesmo que o dia esteja quente, pois o ar condicionado do ônibus pode estar em uma temperatura mais baixa.

3. Bagagem

O ideal é levar o mínimo de coisas possíveis na bagagem de mão quando for viajar de ônibus. Contudo, levar uma mochila ou uma bolsa com os itens de necessidade. A bagagem principal não pode ser grande e pesada, porque pode atrapalhar a locomoção.

4. Beba água

Levar uma garrafa de água nas viagens, por conta do calor e ar-condicionado. Algumas empresas disponibilizam copinhos de água durante o percurso! Essa é uma das importantes dicas para viajar  de ônibus de forma confortável.

5. Refeições

Fazer refeições leves, antes e durante as viagens, evitando alimentos gordurosos e muito temperados e também bebidas gasosas ou alcoólicas. Uma dica é levar um lanche leve para comer durante a viagem, uma fruta, bolachinhas ou até mesmo sanduíches naturais.

6. Durma bem

Para fazer uma viagem longa, não dormir durante o trajeto é quase impossível. Levar na bagagem de mão um travesseiro de pescoço e lembrar-se também de levar uma pequena manta ou cobertor no caso de viajar no inverno e, principalmente, se for à noite.

7. Tipo de ônibus

É importante escolher o tipo de ônibus mais apropriado para a viagem. Se for longa, com mais de cinco horas, dê preferência aos ônibus com poltronas leito ou semi-leito. Dessa forma o conforto fica garantido durante a viagem.

8. Movimente-se

Viagens longas sempre contam com algumas paradas no caminho. Aproveitar as paradas para movimentar se um pouco, pois ficar sentado e parado por muito tempo pode ser prejudicial ao seu corpo.

Descer do ônibus, caminhar e alongar-se! Durante a viagem, evitar ficar com as pernas cruzadas, isso dificulta a circulação e pode causar dores.