Turismo na terceira idade – Ouro Preto – Minas Gerais

Turismo na terceira idade – Ouro Preto - Minas Gerais

Localizada em um vale entre montanhas mineiras, Ouro Preto é uma das mais importantes cidades turísticas do Brasil. Por causa do seu papel na história brasileira e  pelas magníficas construções de arquitetura colonial, a cidade não pode ficar fora da lista de destinos para a terceira idade.
Com grande quantidade de atrativos, Ouro Preto atrai milhares de turistas que vão conferir suas belezas todos os anos. Igrejas revestidas em ouro, teatros, museus, passeios de trem, minas, cachoeiras, etc. são alguns dos predicados desta encantadora cidade.

A terceira idade em Ouro Preto

Assim como acontece em muitas cidades turísticas, Ouro Preto tem encantos para todos os gostos. Veremos agora alguns pontos interessantes que não podem faltar para o turista da terceira idade na região.

Igrejas Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis

Pela quantidade de obras de arte de Aleijadinho e outros artistas famosos e pela beleza exuberante das pinturas do forro interno, estas igrejas são ponto obrigatório para que se possa observar o estilo barroco mineiro.

Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência

Localizada no centro da cidade, é o ponto inicial da maioria das ladeiras da cidade. Tem um monumento homenageando a Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Num dos lados da praça está o Museu da Inconfidência que revive a história nas atividades educativas promovidas aos visitantes.

Teatro Municipal

Famoso por ser o mais antigo da América do Sul, o teatro é conhecido também como Casa da Ópera. Diversas peças barrocas foram ali encenadas.

Trem Turístico Ouro Preto – Mariana

Com um trajeto de 18 km ligando Ouro Preto a cidade de Mariana, conta com um vagão panorâmico. Passa por lugares com um visual de perder a voz e não pode faltar na lista de prioridades

Mina Velha de Ouro Preto

Uma das mais antigas da região, tem em sua visita guiada a oportunidade de imaginar como eram as atividades de mineração do ouro ali, no passado.

Festival de inverno, Mostra de Cinema e Festival de Jazz

Além dos atrativos históricos e belezas naturais, Ouro Preto também encanta pelas várias manifestações artísticas que se dividem em eventos no decorrer do ano. São encontros de fama internacional que colocam a cidade num circuito cultural concorridíssimo.

A cerca de 100 km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, tem chuvas mais intensas de outubro a fevereiro, sendo o resto do ano todo propício para visitar a região. Ouro Preto é certamente uma viagem que ficará na história!