Rio de Janeiro – Turismo na terceira idade

Rio de Janeiro – Turismo na terceira idade

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas do Brasil, seja por turistas nacionais ou internacionais. Conhecida mundialmente, muitas vezes como a única referência do nosso país no exterior, a Cidade Maravilhosa tem encantos mil!

Com praias maravilhosas e acidentes geográficos exclusivos, o Rio de Janeiro se torna uma verdadeira obra de arte para ser visitada inúmeras vezes, com atrativos para todos os gostos.

Mas, e a violência?

Sempre estampada nas capas dos jornais e manchete nos programas policiais, o Rio tem uma grande fama negativa que acaba atrapalhando o turismo de todas as espécies. As inúmeras favelas sempre são citadas como elementos de perigosos. Existe porém, uma modalidade turística que vem crescendo bastante, exatamente relacionada com as favelas. Muita gente do Brasil e do exterior, tem comprado pacotes turísticos que incluem incursões favela adentro, para conhecer o estilo de vida dos moradores destes complexos habitacionais. Além de que, é do alto das favelas que se têm as melhores vistas de paisagens da cidade.

Não minimizando o problema da violência no Rio, que tem características diferentes da que sofremos no restante do país e assusta por sua organização e forte armamento como vemos nos noticiários da TV, mas essa realidade pouco atinge o turista que circula pelos principais pontos de visitação da cidade. Sim, pois dentro do perímetro destas atrações há sempre muita segurança e tranquilidade.

O Governo do Estado e Município se aplicam em garantir toda a segurança para que a estadia de visitantes não tenha imprevistos desagradáveis. Podemos notar que não há casos de criminalidade nestes locais. Ou seja: Se nosso roteiro estiver dentro do circuito tradicional, internacionalmente conhecido, estaremos seguros.

Atrações para a terceira idade

Não precisamos nos deter por muito tempo na descrição de pontos a serem visitados pela terceira idade no Rio de Janeiro. Todos temos conhecimento dos ícones do turismo local. Mas é bom ressaltar que a cidade tem uma rede hoteleira muito bem equipada, com padrões internacionais de atendimento e sofisticação, e vem se preparando para receber o turista da terceira idade. Além disso, os pontos turísticos também passaram por reformas para se adaptar às necessidades deste público. Um bom exemplo é a Estátua do Cristo Redentor que recebeu escadas rolantes e elevadores para facilitar o acesso. Viajar é preciso!

 

Rio de Janeiro, pontos de interesse:

 

Cristo Redentor – Monumento e história

                                           

Copacabana – Praia

 

Pão de Açúcar – Montanha

 

Corcovado – Montanha e caminhada

 

Ipanema – Praia e surfe

 

Santa Teresa – Convento, samba, arte, ruína e arte urbana

 

Estádio Maracanã – Templo do futebol e grandes eventos

 

Sambódromo – A mais famosa passarela do Carnaval