Petrópolis: Encantadora cidade serrana do Rio de Janeiro

Petrópolis: Encantadora cidade serrana do Rio de Janeiro

A cidade imperial de Petrópolis tem construções históricas preservadas, oferecendo boas atrações turísticas, movimentado comércio, conserva estilo de vida pacato e é bastante acolhedora.

Principais pontos turísticos de Petrópolis

Museu Imperial

Petrópolis: Encantadora cidade serrana do Rio de Janeiro

O Museu Imperial foi a residência de veraneio da família imperial. O palácio foi construído em 1862 quando, durante viagem para Vila Rica, Dom Pedro ficou maravilhado com o clima de região serrana do Rio e decidiu estabelecer alí um refúgio. Desde 1940 a residência funciona como o Museu Imperial.

Catedral de São Pedro de Alcântara

Petrópolis: Encantadora cidade serrana do Rio de Janeiro

A Catedral de Petrópolis começou a ser construída em 1884 e só foi concluída 100% em 1969. Em estilo neogótico, fica no Centro de Petrópolis, na Rua São Pedro de Alcântara.

  1. Palácio de Cristal

Petrópolis: Encantadora cidade serrana do Rio de Janeiro

Inspirado no palácio de Cristal de Londres está situado no Centro, foi inaugurado em 1884 e foi um presente do conde d’EU à sua esposa princesa Isabel.

Cervejaria Bohemia

Petrópolis: Encantadora cidade serrana do Rio de Janeiro

Os amantes de uma cerveja de qualidade não podem deixar de visitar a cervejaria Bohemia. No passeio é possível conhecer um pouco sobre a história da bebida e experimentar o Chopp e diferentes tipos de cerveja de uma das mais prestigiadas marcas brasileiras. A fábrica é muito bonita e moderna.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Petrópolis: Encantadora cidade serrana do Rio de Janeiro

Para um contato com belezas naturais deve-se conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, cujo acesso em Petrópolis fica situado no bairro do Bonfim. Por esta entrada é viável fazer a travessia Petrópolis x Teresópolis, considerada a caminhada mais bonita do país, que é realizada em cerca de 3 dias. Ao fazer este passeio, ou mesmo optando por trilhas mais curtas, o visitante poderá contemplar maravilhas.

Casa de Santos Dumont

O inventor do avião também tinha sua casa de veraneio em Petrópolis. A casa está situada na rua do Encanto no Centro, foi construída em 1918 e contém pequenas invenções deste que foi um dos maiores gênios brasileiros.

Museu de Cera de Petrópolis

Quem visita Petrópolis terá a oportunidade de conhecer o primeiro museu do Brasil, desse tipo, que segue os padrões artísticos internacionais, e figuras como Santos Dumont, Dom Pedro, Princesa Isabel, o ex-presidente Lula e o cineasta Alfred Hitchcock são representadas com perfeição.

Palácio Quitandinha

Erguido no início da década de 1941 para ser o maior Cassino da América do Sul, o palácio Quitandinha, localizado em bairro com o mesmo nome, hoje promove atrações culturais e parte da imponente construção serve como residência particular.

Rua Teresa

Uma rua com dois quilômetros de lojas que vendem roupas com preço de fábrica. A rua Teresa é um ponto comercial de Petrópolis que vai agradar os visitantes que não abrem mão de tirar um ou dois dias do passeio para fazer compras.

Serenata Imperial

Um dos principais eventos que acontecem no Palácio de Cristal é a apresentação da Serenata Imperial, grupo de seresteiros e seresteiros que cantam músicas populares brasileiras nas últimas quintas feiras do mês

Castelo de Itaipava

O Castelo de Itaipava, foi construído em 1920 pelo Barão de Vasconcellos, com materiais trazidos da Europa. Ele sedia eventos festivos – castelo folia no carnaval, festival de inverno, etc – e também funciona como um luxuoso hotel.

Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira)

O museu da Força Expedicionária Brasileir, contém quase 700 peças doadas por pracinhas de Petrópolis que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Na exposição há fotos, uniformes, armas documentos e outros objetos de veteranos que participaram de combates na Itália.

Praça 14 Bis

A Praça 14 -Bis tem uma réplica do avião construído por Santos Dumont.

Mirante do Cristo

Antes de chegar à Petrópolis recomenda-se parar no km 39,05 da rodovia Washington Luís e apreciar o visual do alto do Mirante do Cristo. A escultura de granito e bronze também é interessante.