Passaporte para viagens ao exterior – Como tirar

Passaporte para viagens ao exterior – Como tirar

Como tirar passaporte

Tirar passaporte é algo simples e que pode ser feito sem grandes despesas. O documento é emitido pela Polícia Federal e se precisará comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra para retirar o passaporte pronto.

  1. Prepare a documentação necessária

– Documento de Identidade

Pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha alteração no nome, levar também a Certidão de Casamento.

 – CPF

Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.

 – Certidão de Casamento

Caso tenha havido alteração no nome.

 – Certificado de Naturalização

Para os naturalizados no Brasil.

Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é preciso levar o anterior, se ainda estiver válido. Se não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.

Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens, porém será feita uma checagem na justiça eleitoral e serviço militar. Caso a checagem aponte divergência, pode ser necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.

Para conferir a situação no site do TSE e do Exército.  Mais informações sobre documentação no site da Polícia Federal.

  1. Preencher a solicitação no site da Polícia Federal

O formulário é simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares.

Depois do preenchimento e devida confirmação, será gerado um protocolo com a solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

  1. Pagar a taxa de emissão

Assim que preencher o formulário de solicitação, clicar para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. Somente depois do pagamento se poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal. Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento.

  1. Agendar a data de atendimento

Depois do pagamento da GRU, acessar novamente o site da PF, dessa vez no link Agendamento de Atendimento. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa se pode agendar todos de uma só vez.

  1. Comparecer ao posto da Polícia Federal

Na data agendada, se deve comparecer ao posto da PF com toda a documentação original listada acima. A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF.

Não é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. A exceção é no caso de crianças com menos de 3 anos, que exigem uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.

Feito isso, é só aguardar ficar pronto. O prazo normalmente é de seis dias úteis e será entregue um protocolo com a data provável de entrega – se pode consultar o andamento do pedido nesta página.

  1. Retire seu passaporte

Quando estiver pronto, comparecer ao posto, com um documento de identidade original e fazer a retirada. A validade do passaporte é de dez anos.

Passaporte para viagens ao exterior – Como tirar

Veja também:

Bagagem no avião? – Regras de cada companhia aérea

A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes no site, com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos. Se ainda tiver dúvidas, entrar em contato com a PF pelo e-mail [email protected]

Para mais informações ou dúvidas acesse o site da Polícia Federal.