Milhas aéreas – Entenda como funcionam

Milhas aéreas – Entenda como funcionam

A opção de acumular milhas é uma ótima maneira de viajar gastando muito pouco, ou nada, na emissão de bilhetes aéreos e até mesmo nas diárias de hotéis. Os pontos acumulados nesses programas, em muitos casos, também podem ser trocados por produtos, como eletroeletrônicos e utilidades domésticas, cosméticos, livros e etc.

O que são milhas aéreas e como elas funcionam?

Os programas de milhas aéreas são estratégias de fidelização desenvolvidas pelas companhias aéreas. Os clientes cadastrados no programa acumulam pontos, créditos ou milhas, e após atingirem um determinado número de créditos, os mesmos podem ser trocados por passagens aéreas nacionais e internacionais, produtos ou serviços.

O acúmulo de créditos acontece cada vez que o cliente participante usa os serviços da companhia aérea ou de estabelecimentos e lojas parceiras do programa.

Para fidelizar-se a uma companhia e poder participar do programa de milhas aéreas da mesma, é preciso acessar o site da empresa e fazer um cadastro. Ao final do preenchimento do formulário, é gerado um número de fidelização. Esse número tem de ser fornecido a cada compra de passagens ou produtos em lojas parceiras, para que os pontos sejam registrados. Esse procedimento é importante e não deve ser esquecido, para que as compras sempre gerem pontos. No site da empresa é possível ver o saldo de pontos e a validade dos mesmos, assim como a lista de lojas e estabelecimentos parceiros do programa de milhas aéreas de cada companhia.

Entenda as características dos principais programas de milhagem de companhias brasileiras

Milhas aéreas – Entenda como funcionam

Veja também:

Idosos podem comprar passagens aéreas com desconto?

  • TAM – Programa TAM Fidelidade

A companhia TAM possui a maior rede de fidelidade do Brasil, oPrograma Multiplus. Cadastrando-se nesse programa, se pode acumular pontos não só na compra de passagens aéreas da TAM, como também das 27 companhias que fazem parte daStar Alliance, como Air Canada, Air China, Avianca, EgyptAir, Lufthansa, TAP, US Airways, entre outras. O Programa Multiplus possui muitas lojas e estabelecimentos parceiros.

GOL – Programa SMILES

A Gol também possui um ótimo programa de milhagem, oSmiles. As milhas são acumuladas em compras de passagens da própria companhia e também ao adquirir bilhetes da AirFrance, KLM, Qatar Airways e Delta Air Lines.

A lista de lojas e estabelecimentos parceiros do Programa Smiles também é extensa e está disponível no site do programa.

  • Avianca – Programa AMIGO

A companhia aérea Avianca possui o programa de fidelização Amigo. Os pontos são acumulados a cada bilhete emitido, e possuem um valor fixo, independente da distância percorrida.  Uma vantagem exclusiva do programa Amigo é a possibilidade de criar uma Conta Família, que permite a combinação de pontos de até 4 parentes em primeiro grau do titular da conta, o que leva um maior acúmulo de pontos em um menor período de tempo.

  • Azul – Programa TUDOAZUL

O programa de milhagem da companhia aérea Azul, oTudoAzul, já premia com 1.000 pontos o cliente que cadastrar-se no programa pelo site. Usar outros serviços disponibilizados pela empresa, como check-in online, também geram pontos.

O grande diferencial é que o acúmulo de pontos se dá a cada real gasto na compra de passagens aéreas da Azul ou de produtos ou serviços das lojas e estabelecimentos parceiros.

Como aproveitar melhor os programas de milhas?

  • Acumule pontos também no cartão de crédito
  • Priorize um ou poucos programas de milhas
  • Fique de olho nas ofertas
  • Compre de lojas e estabelecimentos parceiros do programa de milhas
  • Transfira milhas para outra pessoa
  • Utilize as milhas como desconto na compra de passagens
  • Planeje suas viagens com antecedência
  • Resgate milhas já vencidas