Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

Madri, a capital da Espanha, situada no centro do país, é uma cidade de avenidas elegantes e parques grandes e bem cuidados, como o Buen Retiro. Ela é famosa pelos ricos acervos de arte europeia, entre os quais estão as obras de Goya, Velázquez e outros mestres espanhóis no Museu do Prado. O centro da antiga Madri da época da Casa de Habsburgo é a Plaza Mayor, ladeada por pórticos, e nas proximidades ficam o barroco Palácio Real e o Arsenal Real, que exibe armas históricas.

Principais pontos turísticos em Madrid

1) Gran Vía

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

A Gran Vía é a principal e mais famosa rua de Madrid, sendo o endereço de várias lojas de grife, cinemas, teatros, hotéis de luxo, bares e restaurantes. Outro atrativo do local é a sua arquitetura, com prédios que datam do início do século XX.

Durante o dia vale a pena caminhar para conferir suas lojas, mas a noite a dica é aproveitar um de seus cinemas ou teatros, e claro, jantar num de seus restaurantes.

A avenida é apelidada de Broadway madrilenha, fazendo referência à grande avenida de Nova York, famosa pelos musicais. Construída em 1910-1929, a Gran Vía não foi sempre famosa por isso. Antes, os cinemas eram a principal atração, mas alguns deixaram de existir para dar lugar aos teatros para musicais. 

2) Museo del Prado

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

Inaugurado em 1819, o Museu do Prado é o mais importante da Espanha e um dos principais do mundo. Todos os turistas que visitam Madrid fazem fila para entrar no museu, o que muitas vezes se torna uma dor de cabeça por causa das filas intermináveis que se formam na entrada.

Seu acervo inclui obras de artistas como Diego Velásquez, Rafael, El Greco, Rembrandt, Fra Angelico, entre vários outros. A tela mais importante de sua coleção é a famosa “As Meninas”, pintada por Velásquez em 1656 e um marco da história da arte ocidental.

3) Palácio Real

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

Não dá para ir a Madrid e não conhecer o Palácio Real, uma das principais edificações da Espanha. Sua origem data do século IX, quando foi construído como uma fortaleza para proteger o reino muçulmano de Toledo de invasões cristãs. Posteriormente, por volta do século XVI, ele sediou o Antigo Alcázar e finalmente se tornou Palácio Real em 1764, sendo Carlos III o primeiro monarca a morar no Palácio.

Hoje o espaço não é mais a residência oficial da família real espanhola, sendo utilizado para eventos, recepções oficiais do Estado e encontros diplomáticos, e ainda também é possível visitar seu museu.

O espaço tem um belo jardim, um acervo magnífico com obras de Juan de Flandres, Caravaggio, Velázquez e Goya, além de instrumentos musicais Stradivarius e as peças da Real Armaria.

 4) Estádio Santiago Bernabéu / Real Madrid

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

A próxima atração vai agradar aos que curtem futebol: o Estádio Santiago Bernabéu, casa de um dos principais clubes de futebol do mundo, o Real Madrid. Inaugurado em 14 de dezembro de 1947, ele tem capacidade para mais de 85 mil espectadores.

 5) Puerta del Sol

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

Construída no século XIX, a Puerta del Sol é um dos pontos mais agitados de Madrid, cercada de lojas, bares, restaurantes e está sempre lotada. Ema abriga ainda dois símbolos da cidade: a estátua do urso de Madrid, que foi construída em 1967 e o relógio da casa dos correios, onde acontece a principal festa de réveillon da cidade.

 6) Plaza Mayor

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

A Plaza Mayor é um dos símbolos de Madrid e está situada no centro da cidade, bem próximo a Puerta del Sol e ao Palácio Real. O local transmite um pouco do espírito alegre de Madrid, sendo frequentemente palco de atrações culturais como shows e eventos gratuitos, além de abrigar vários bares e restaurantes em seu entorno.

É uma praça retangular, super bonita por ser rodeada de edifícios antigos da cidade, todos de três andares. O acesso à Plaza Mayor é por um dos nove pórticos, ou seja, os arcos.

 7) Parque del Buen Retiro

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

O Parque del Buen Retiro, com suas dezenas de jardins, é o mais importante parque da cidade de Madrid. Entre as principais atrações estão o Palácio de Cristal, o passeio de pedalinho no lago e os artistas de rua que se apresentam no local.

 8) Puerta de Alcalá

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

A Puerta de Alcalá é um monumento situado na Praça da Independência. Datado de 1778, ele foi construído para servir como porta de entrada da cidade e hoje serve para dar as boas-vindas aos visitantes. O portal de cinco arcos impressiona pelo tamanho e beleza. Vale a pena visita-lo também a noite, quando ganha uma iluminação especial.

 9) Mercado de San Miguel

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

Sempre vale a pena conhecer os mercados das cidades que visitamos e em Madrid não é diferente. O Mercado de San Miguel é uma atração imperdível, ótimo para comer comidas típicas da cidade e beber com os amigos. Por lá se encontra muitas opções de vinho, frutos do mar, tapas, entre outros.

 10) Museu Reina Sofia

Madri – Espanha – 10 bons motivos para conhecer

Inaugurado nos anos 90, o Museu Reina Sofia está sediado num edifício do século XVIII, sendo um dos melhores museus em Madrid. Seu acervo é voltado para a arte contemporânea e conta com nomes como Pablo Picaso, Salvador Dalí e Joan Miró. A obra mais famosa do museu é o painel Guernica, de Picaso.