O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses existe desde 1981. Esta unidade de conservação brasileira é localizada na região nordeste do Estado do Maranhão e é um dos destinos mais belos e procurados do Brasil. Com uma área de 156.584 ha, está distribuída nos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.
Com uma paisagem estonteante, os Lençóis Maranhenses são formados por lagoas de água doce e dunas branquinhas. Um ponto turístico muito procurado no Brasil, o parque nacional é um dos principais destinos turísticos do estado do Maranhão.
Veja também:
Viajar trás mais felicidade que comprar coisas
Quando ir aos Lençóis Maranhenses?
As visitas ao parque dos Lençóis Maranhenses são permitidas durante todo o ano onde podemos encontrar lagoas para se banhar em todas as épocas, no entanto, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas em certos períodos do ano. Por isso, existe sim um período mais favorável para visitar o lugar.
Recomenda-se ir aos Lençóis Maranhenses entre junho e início de setembro, época em que se poderão encontrar as lagoas cheias e o tempo bom. Em meados de outubro até dezembro, as lagoas encontram-se mais secas; nos meses de janeiro a abril, as lagoas estarão enchendo, por ser a época de chuvas.
Como chegar aos Lençóis Maranhenses?
A entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a cidade de Barreirinhas, a 250 km da capital maranhense. Também há saídas a partir de Atins e Santo Amaro do Maranhão. O aeroporto mais próximo é o de São Luís. A partir de lá, podemos chegar a Barreirinhas de ônibus, van ou táxi.
Para conhecer o parque, é necessário o apoio das agências de turismo, pois todos os passeios são feitos em grupo, em veículos como jipes ou jardineiras.
Passeios imperdíveis
- Lagoas Azul e Bonita
- Lagoa da Esperança
- Praias
- Passeio de voadeira
- Flutuação pelo Rio Formiga
- Sobrevoo no Parque Nacional
- Atins
É importante ressaltar que por causa do grau de dificuldade dos passeios, pessoas com a mobilidade comprometida podem encontrar dificuldades para fazer alguns passeios.