Um ponto da viagem que sempre dá dor de cabeça é a arrumação da mala. Existem algumas dicas de profissionais do ramo que podem ser úteis, evitando transtornos e constrangimentos.
15 dicas para arrumar sua mala como um profissional
-
Fazer uma lista
Há várias formas de fazer uma lista: a mais simples é colocar apenas o que precisa sem quantidade. Essa é boa porque pode ficar em um bolso da mala e sempre que for viajar já vai estar à disposição. Caso aja tempo, colocar a quantidade de itens e se possível, as peças detalhadas.
-
Prefira levar peças básicas
Levar apenas peças básicas para facilitar as combinações. Essa medida facilita bastante durante a viagem.
-
Tenha um estojo de cabos e objetos eletrônicos
Mantenha uma listinha com todos os itens para toda vez que for viajar não deixar nada pra trás.
-
O que amassa fica por cima
Na hora de montar a mala, colocar na parte de baixo o que pode amassar: roupa de cama, roupa de banho e peças que não amassam tanto, como jeans e moletom. Já por último, camisas e peças delicadas.
-
Compre um saco a vácuo com bombinha
Para viagens em que se precisa de roupas volumosas, como sobretudos, o saco a vácuo é imprescindível. Além de economizar espaço, pode voltar com roupas sujas, otimizando os espaços.
-
Coloque as meias dentro dos calçados
Escolher sempre calçados confortáveis e embalá-los em uma sacola para proteger as roupas.
-
Dobrar as roupas perto das costuras
Não existe um jeito certo para dobrar as peças e depende do modelo de mala que se tem, por isso vale tentar várias formas. Porém, o ideal é sempre dobrar próximo às costuras para que a peça não fique muito amassada.
-
Levar pelo menos um cabide descartável para desamassar roupas
Caso uma peça esteja muito amassada e não dê para passar, pode-se pendurar a peça no banheiro enquanto durante o banho para que o vapor a desamasse.
Veja também:
O que pode ou não levar na mala do avião?
-
Separar os itens da frasqueira em pequenos saquinhos
Ao separar os itens da frasqueira em pequenos saquinhos para distribuir melhor na mala, ganhando espaço e também ficar mais organizado. O ideal é ter no mínimo três: um para remédios, um para objetos de higiene e um para maquiagem.
-
Investir em um kit de pequenos frascos
Usar pequenos frascos para transportar shampoo e condicionador para economizar espaço e não correr o risco de não poder embarcar.
-
Ter uma boa mala de mão
Pode ser útil caso de extravio de bagagens.
-
Levar roupas para 15 dias, mesmo que vá ficar mais tempo
Se levar roupas para mais de 15 dias, provavelmente ultrapassará o peso limite do aeroporto, ou vai superlotar o carro por isso o ideal é se programar para lavar as peças no meio da viagem.
-
Em caso de viagens curtas de avião usar uma mala pequena para não precisar despachar
Segundo a ANAC, a mala pode pesar no máximo 5kg e somar no máximo 115 cm (comprimento + largura + altura). Pode-se levar a mala e mais uma bolsa de mão.
-
Para viagens longas procure sempre levar uma mala de rodinhas
Para viagens de mais de três dias, levar sempre uma mala com rodinhas. Além de facilitar na hora de carregar, principalmente se tiver que fazer vários destinos, ela acondiciona melhor as peças e elas amassam menos.