Cuidados para uma viagem tranquila na terceira idade

Cuidados para uma viagem tranquila na terceira idade

Atualmente a terceira idade tem sido considerada por muitos a melhor época para se viajar. Segundo o IBGE hoje no Brasil existem mais de 23 milhões de homens e mulheres na chamada terceira idade, e estes tem viajado cada vez mais, sejam em viagens com a família, amigos ou grupos da chamada melhor idade.

Dicas importantes para viajar na terceira idade

Cuidados para uma viagem tranquila na terceira idade

Antes da viagem

– Procurar o médico, fazer uma avaliação e exames necessários para atestarem que a saúde está perfeita e em plenas condições de viajar;

– Anotar o telefone de contato do médico, caso seja necessário entrar em contato durante a viagem;

– Fazer uma relação dos medicamentos que se poderá usar em caso de alguma necessidade.

– Caso utilize medicamentos regularmente, organizar uma lista com todos os remédios e os horários de consumo ou aplicação dos mesmos.

– Verificar o prazo de validade da carteira do plano de saúde, e se o mesmo tem rede de atendimento na cidade para o qual se estará viajando.

– Quando for organizar o roteiro da sua viagem, atentar para os locais de passeio, ver se os mesmos oferecem segurança e acesso as pessoas mais idosas.

– Evitar levar malas muito pesadas, além de dificultar a locomoção elas podem causar dores nas costas e braços.

Durante a viagem

– Quando organizar a bagagem de mão, incluir nela todos os medicamentos, receitas e documentos.

–  atentar para a alimentação durante a viagem, esta deve ser leve e balanceada para evitar problemas de má digestão, muito comuns em idosos.

– Hidratar-se. Lembrar-se que o consumo de água é indispensável durante toda a viagem.

– Evitar ficar muito tempo sentado durante a viagem, fazer pequenas caminhadas, descer do ônibus durante as paradas, isso ajuda a evitar problemas circulatórios.

No destino

– Certificar-se que o quarto do hotel/pousada tem fácil acesso, são arejados e existe uma forma fácil de comunicação com a recepção, caso seja necessário pedir alguma ajuda.

– Optar por quartos amplos, no térreo ou bem próximos dos elevadores, e que tenham banheiros equipados com barras de segurança para idosos.

– Evitar passeios com longas caminhadas, por terrenos acidentados ou por locais onde a comunicação via telefone é difícil e muito longe do centro da cidade, pois isso pode dificultar o pedido de ajuda em caso de algum imprevisto.

– Jamais fazer passeios desacompanhados ou sem estar de posse dos seus documentos e remédios de uso continuo e controlados.

– Ficar atento à exposição solar, lembrar-se de sempre usar um chapéu e o filtro solar. Evitar passeios em horários em que o sol está mais forte.

– Atenção à alimentação, evitar exageros, e manter uma dieta equilibrada.