Conheça o Jalapão – Bonito e enigmático

Jalapão – Bonito e enigmático

Localizado entre dunas douradas a surpreendentes fervedouros, o Jalapão tem pontos turísticos e atrações espetaculares em meio à natureza do Tocantins. As principais atrações turísticas do Jalapão estão concentradas próximas às cidades de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, roteiro circular que tem início e final na cidade de Palmas, capital do estado. Diferente do que se imagina, grande parte dos pontos turísticos da região está localizada em áreas particulares, e não dentro do Parque Estadual do Jalapão. A região do Jalapão é bem maior que o parque em si.

Para conhecer a maior parte dos atrativos, serão necessários, pelo menos, cinco dias.  Mas se tiver 2 dias já será possível ter uma boa experiência com as belezas locais.

A sinalização nas estradas é precária e o tempo de deslocamento pode ser bem maior que o calculado. Caso não escolha um pacote em alguma agência, contrate um guia particular.

Principais pontos turísticos de Jalapão

CACHOEIRA DO FORMIGA

Jalapão – Bonito e enigmático

A cachoeira é uma das mais bonitas da região e está entre as mais visitadas. A queda d’água não é muito grande, mas a piscina que se forma é fenomenal. Além de ótima temperatura, a água da Cachoeira do Formiga é tão transparente que permite ver o fundo de areia. A Cachoeira do Formiga está localizada em área particular e é cobrado ingresso para visita.

CACHOEIRA DA VELHA

Jalapão – Bonito e enigmático

A Cachoeira da Velha é uma das principais atrações de dentro do Parque Estadual do Jalapão e a maior cachoeira da região. A potência da queda d’água oferece um espetáculo para os turistas, que podem chegar bem perto seguindo pela plataforma de madeira para observação da paisagem. O banho nas quedas d’água com acesso pela plataforma não é permitido porque a força da água é muito grande.

PEDRA FURADA

Jalapão – Bonito e enigmático

O pôr do sol na Pedra Furada é tão bonito quanto o pôr do sol nas Dunas do Jalapão.

O acesso à Pedra Furada é bem fácil e os carros chegam próximos à entrada. Uma pequena trilha, de cinco minutos, permite chegar ao buraco maior sem grande esforço. Já para ir mais alto, de onde se vê o pôr do sol e onde estão os buracos menores, é preciso um pequeno esforço. Nada que dez minutos de caminhada e um pouco de disposição não resolvam. Para subir, evite ir de chinelo, pois o terreno é instável. Prefira tênis ou sapatilha.

A Pedra Furada fica a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, dentro de uma propriedade particular. O acesso é gratuito e permitido pelos proprietários.

DUNAS DO JALAPÃO

Jalapão – Bonito e enigmático

As Dunas do Jalapão são visita obrigatória para quem visita a região. O conjunto de dunas é formado pela erosão das rochas de arenito que formam a Serra do Espírito Santo. Com a ação do vento, a areia é depositada sempre no mesmo local, dando origem à única formação de dunas no cerrado brasileiro.

O horário mais indicado para visitar as Dunas do Jalapão é ao final da tarde, quando a cor da areia é intensificada pelo entardecer. O caminho até o local é feito de carro e no trajeto é possível curtir ainda o lago que espelha a Serra do Espírito Santo e os buritis que crescem em meio à vegetação. A partir do estacionamento, serão mais vinte minutos de caminhada até o topo da duna principal.

As Dunas do Jalapão estão localizadas no Parque Estadual do Jalapão. O acesso é gratuito e o local permanece aberto até 18h.

Veja também:

10 destinos nacionais que mais cresceram no interesse do brasileiro em 2018

FERVEDOUROS

Jalapão – Bonito e enigmático

Certamente, as atrações mais marcantes e mais procuradas no Parque Estadual do Jalapão são os fervedouros. As nascentes trazem água do fundo da terra e o solo arenoso cria a ilusão de que tudo parece estar realmente fervendo. Ao todo, existem oito fervedouros que podem ser visitados.

PRAINHA DO RIO NOVO

Jalapão – Bonito e enigmático

Considerado um dos maiores rios de água potável do mundo, o Rio Novo é um dos melhores pontos do Jalapão para um mergulho. Tem longa faixa de areia branca, água tranquila e muita sombra para quem quiser descansar.

Outros pontos turísticos do Jalapão

Cachoeira das Araras

Cachoeira do Rio Soninho Grande e Pequena

Cânion do Sussuapara

Dunas do Jalapão

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro da Korubo

Fervedouro do Alecrim

Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Encontro das Águas

Fervedouro do Rio Sono

Fervedouro dos Buritis

Serra do Espírito Santo

Informações ao turista

Site