
Viajar é um sonho para muitos e o principal motivo para começar a economizar. Descobrir novos lugares, fazer compras… quem não quer que isso deixe de ser apenas um sonho e se torne uma realidade?
No entanto, planejar o “antes, durante e depois” de uma viagem não é a coisa mais fácil de se fazer. Afinal, como saber quanto devo economizar? E quanto vai custar no local? O que devo fazer se não for para casa?
Se você é daquelas pessoas que não sabe como organizar uma viagem, não tem problema! Confira as dicas abaixo para começar a planejar suas próximas férias hoje mesmo.
- Comece a economizar dinheiro.
O primeiro passo para viajar é, claro, economizar algum dinheiro! De um modo geral, a dificuldade financeira é o que impede as pessoas de viajar mais. Isso significa que vale a pena ter um bom planejamento financeiro com bastante antecedência da data que deseja viajar.

Comece anotando toda a renda mensal da casa, bem como suas despesas mais comuns. Por menor que seja, anote-os porque eles podem fazer a diferença no final do mês. O segredo para um bom planejamento financeiro de viagens é coletar dados precisos. Então não subestime o preço daquele “café da empresa” todas as manhãs, ok?
A partir daí, analise o que pode ser cortado ou reduzido para economizar algum dinheiro a cada mês.
Outra possibilidade é encontrar uma fonte de renda adicional. Dessa forma, você não precisa cortar muito e pode alocar todo o dinheiro que ganha para viajar.
Finalmente, não se esqueça de economizar dinheiro! Não armazene debaixo de colchões ou em cofrinhos. A economia também não é a melhor opção, pois existem opções bastante seguras e mais lucrativas disponíveis hoje.
- Faça uma análise de custo de viagem
Agora que você já começou a economizar para a viagem, o próximo passo é fazer uma análise detalhada dos custos envolvidos na viagem.
Comece com as despesas mais básicas: passagem aérea, hospedagem e alimentação. Sabendo quanto custa essa parte, você já tem uma boa ideia de quanto vai gastar nos seus sonhos. Tudo bem se sua fatura não for 100% precisa, é importante que você se prepare com antecedência.
Além disso, vale a pena decidir logo o seu perfil de viagem: é luxuoso ou simples? Você vai se concentrar em compras ou entretenimento? Ou prefere relaxar na praia? Use essa decisão como um guia ao criar seu orçamento.
- Use suas milhas.
Para quem usa muito o cartão de crédito no dia a dia, vale a pena contar com um programa de fidelidade no planejamento financeiro da viagem.

4. Use a tecnologia a seu favor
Para montar sua viagem, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Faça simulações dos preços de passagens, e um levantamento do orçamento dos hotéis em que gostaria de se hospedar.
Não se esqueça de descobrir, também, os preços de passeios e ingressos de onde pretende visitar.
5. Leve algum dinheiro extra
Todos nós sabemos que não é só de alimentação e lazer que se faz uma viagem, certo? Por isso, deixe sempre disponível um dinheiro extra para emergências.
6. Imponha limites para as suas compras
Na dica anterior, falamos sobre a importância de ter recursos extras para gastar na viagem.
7. Tenha cuidado ao usar o cartão de crédito
Muitas pessoas levam cartões e cartões para usar no exterior, esquecendo que, uma hora, irão voltar das suas viagens e terão que arcar com os custos das faturas.
8. Reveja tudo após a viagem
Depois de curtir sua viagem e voltar para casa, chega a hora de rever o planejamento financeiro e entender o que deu certo ou não.