Como Planejar Suas Viagens.

Viajar é um sonho para muitos e o principal motivo para começar a economizar. Descobrir novos lugares, fazer compras… quem não quer que isso deixe de ser apenas um sonho e se torne uma realidade?

No entanto, planejar o “antes, durante e depois” de uma viagem não é a coisa mais fácil de se fazer. Afinal, como saber quanto devo economizar? E quanto vai custar no local? O que devo fazer se não for para casa?
Se você é daquelas pessoas que não sabe como organizar uma viagem, não tem problema! Confira as dicas abaixo para começar a planejar suas próximas férias hoje mesmo.

  1. Comece a economizar dinheiro.
    O primeiro passo para viajar é, claro, economizar algum dinheiro! De um modo geral, a dificuldade financeira é o que impede as pessoas de viajar mais. Isso significa que vale a pena ter um bom planejamento financeiro com bastante antecedência da data que deseja viajar.

Comece anotando toda a renda mensal da casa, bem como suas despesas mais comuns. Por menor que seja, anote-os porque eles podem fazer a diferença no final do mês. O segredo para um bom planejamento financeiro de viagens é coletar dados precisos. Então não subestime o preço daquele “café da empresa” todas as manhãs, ok?
A partir daí, analise o que pode ser cortado ou reduzido para economizar algum dinheiro a cada mês.
Outra possibilidade é encontrar uma fonte de renda adicional. Dessa forma, você não precisa cortar muito e pode alocar todo o dinheiro que ganha para viajar.
Finalmente, não se esqueça de economizar dinheiro! Não armazene debaixo de colchões ou em cofrinhos. A economia também não é a melhor opção, pois existem opções bastante seguras e mais lucrativas disponíveis hoje.

  1. Faça uma análise de custo de viagem
    Agora que você já começou a economizar para a viagem, o próximo passo é fazer uma análise detalhada dos custos envolvidos na viagem.

Comece com as despesas mais básicas: passagem aérea, hospedagem e alimentação. Sabendo quanto custa essa parte, você já tem uma boa ideia de quanto vai gastar nos seus sonhos. Tudo bem se sua fatura não for 100% precisa, é importante que você se prepare com antecedência.
Além disso, vale a pena decidir logo o seu perfil de viagem: é luxuoso ou simples? Você vai se concentrar em compras ou entretenimento? Ou prefere relaxar na praia? Use essa decisão como um guia ao criar seu orçamento.

  1. Use suas milhas.
    Para quem usa muito o cartão de crédito no dia a dia, vale a pena contar com um programa de fidelidade no planejamento financeiro da viagem.

4. Use a tecnologia a seu favor

Para montar sua viagem, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Faça simulações dos preços de passagens, e um levantamento do orçamento dos hotéis em que gostaria de se hospedar.

Não se esqueça de descobrir, também, os preços de passeios e ingressos de onde pretende visitar.

5. Leve algum dinheiro extra

Todos nós sabemos que não é só de alimentação e lazer que se faz uma viagem, certo? Por isso, deixe sempre disponível um dinheiro extra para emergências.

6. Imponha limites para as suas compras

Na dica anterior, falamos sobre a importância de ter recursos extras para gastar na viagem.

7. Tenha cuidado ao usar o cartão de crédito

Muitas pessoas levam cartões e cartões para usar no exterior, esquecendo que, uma hora, irão voltar das suas viagens e terão que arcar com os custos das faturas.

8. Reveja tudo após a viagem

Depois de curtir sua viagem e voltar para casa, chega a hora de rever o planejamento financeiro e entender o que deu certo ou não.