Quem vai fazer a primeira viagem internacional precisa requerer o passaporte, que é emitido pela Polícia Federal e será requerido na entrada dos países visitados, bem como no ato do pedido de visto para entrar em determinados países.
Passo a passo para tirar o passaporte
- Requerer passaporte com o formulário do site da Polícia Federal;
- Guardar o protocolo do requerimento;
- Gerar e pagar a taxa do passaporte (GRU);
- Depois de compensado, agendar o atendimento;
- Comparecer ao posto de PF com documentos na data agendada;
- Aguardar recebimento de e-mail com o aviso da chegada do passaporte;
- Retirar o documento no mesmo posto da emissão.
Onde tirar o passaporte?
O processo se inicia no site da Polícia Federal. Onde se deve preencher o formulário de nova solicitação de passaporte (“Requerer Passaporte”). Ao concluir essa solicitação, será gerado um protocolo: Esse documento é a confirmação de requisição do passaporte e o número do protocolo será solicitado no momento do agendamento do atendimento.
Após o preenchimento do formulário no site, emissão e pagamento da taxa respectiva, aguardar até 3 dias para a compensação do pagamento na rede bancária. Assim que compensar, voltar ao site e agendar o atendimento.
Finalmente, comparecer ao posto da Polícia Federal com endereço indicado no agendamento, portando os documentos necessários para dar entrada no pedido do documento.
Documentos necessários
- Documento de identificação com foto, que pode ser a cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública ou a Carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional ou a Carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar.
Também é válido como documento de identificação o passaporte brasileiro anterior (mesmo vencido); carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN, acompanhada de documento original que comprove local de nascimento; carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; carteira de trabalho e previdência social – CTPS.
- O título de eleitor e comprovantes de votação ou justificativa ou pagamento de multa da última eleição (dos dois turnos, se houver). E o CPF também deve ser levado no dia agendado na Polícia Federal.
- Requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completaram 19 anos, até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos devem estar em situação regular com o serviço militar obrigatório.
- Já os brasileiros naturalizados, precisam levar o Certificado de Naturalização original, para os naturalizados, ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública que possua o número da portaria ministerial de naturalização respectiva.
- Quem tem passaporte ainda válido, levar também.
Requisitos para tirar o passaporte
- Ter se alistado como eleitor, quando obrigatório;
- Ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;
- Se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
- Não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça;
- Apresentar os documentos originais, conforme exigências da Polícia Federal.
Preço da taxa de emissão
Atualmente, o valor cobrado para o processo de requerimento e emissão de passaporte (a Guia de Recolhimento da União) é de R$ 257,25. O valor passado era a R$ 156,00. Porém, o documento só tinha validade por 5 anos. Atualmente, válido por 10 anos.
Quanto tempo demora pra ficar pronto
Depois do atendimento e apresentação de todos os documentos, o prazo para emissão e entrega do passaporte é de até seis dias úteis.
Se pode consultar o andamento da emissão do documento online.
A retirada é feita no mesmo local onde foi o atendimento e para que possa receber, se deverá apresentar um documento original com foto e em bom estado de conservação.