Belém do Pará, é um destino completo: tem passeios para quem gosta de turismo religioso, em especial com o tradicional Círio de Nazaré, para quem aprecia arte, natureza e boa comida.
Veja também:
Maiores desejos na terceira idade são viajar e curtir a vida ao lado de um amor
Principais pontos turísticos de Belém do Pará
-
Forte do Presépio
O Forte do Presépio é um dos marcos da fundação da cidade, erguido para defendê-la de invasões. Por isso, estão expostos os canhões originais no pátio interno, além da vista para o Rio Guamá e o Mercado Ver-o-Peso, bem perto.
-
Casa das Onze Janelas
A Casa das Onze Janelas é uma construção histórica, a antiga residência de um senhor de engenho. Hoje, abriga um espaço cultural com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall
-
Mercado Ver-o-Peso
O Mercado Ver-o-Peso é a maior feira aberta da América Latina. Em sua estrutura de ferro trazida da Europa no século 19 ficam barracas que vendem: frutas regionais, raízes, temperos, ervas, óleos medicinais, artesanato e muita comida típica.
-
Basílica de Nazaré
A Basílica de Nazaré é o ponto de chegada do Círio de Nazaré. Segue o modelo da Basílica de São Paulo, em Roma, em estilo neoclássico. A padroeira da igreja fica no topo do altar, protegida por um vidro blindado. Na praça em frente, há uma réplica, onde fiéis amarram fitinhas e fazem pedidos.
-
Estação das Docas
Moderno complexo turístico e gastronômico, contendo restaurantes, bares, sorveterias, lojas, cinema, museu e um terminal fluvial. Assim é o visual da orla do antigo porto de Belém do Pará, transformado em polo de entretenimento.
-
Passeio de barco
Partindo da Estação das Docas, há várias opções de passeios de barco pelos furos e igarapés. O barco passa pelo Rio Guamá e Furo da Paciência, canal que dá acesso ao Rio Acará. No trajeto, que dura cerca de 3h30, dá para conhecer um pouco melhor a vegetação amazônica
-
Mangal das Garças
São cerca de 40.000 m² de área verde, compostos por um mirante de 47 metros de altura, viveiro de pássaros, borboletário, loja de plantas e o restaurante Manjar das Garças.
-
Theatro da Paz
Construído em 1870, conta com materiais e objetos decorativos trazidos da Europa, como o lustre e as estátuas de bronze francesas e o piso de pedras portuguesas
-
Bosque Rodrigues Alves/ Jardim Botânico da Amazônia
Quase um pedaço da floresta amazônica dentro da cidade com mais de 2 mil espécies da flora amazônica, o Bosque Rodrigues Alves tem um orquidário e viveiro de animais. Tem trilhas onde se avistam araras, macacos, jacarés, tartarugas e peixes-boi.
-
Parque Zoobotânico e Museu Paraense Emílio Goeldi
Área verde em plena região central, o Parque Zoobotânico tem animais como onça-pintada, jacaré-açu, antas, macacos, cutias e lagartos. Ali também fica o Museu Paraense Emílio Goeldi, fundado em 1871.