Avião – Regras para líquidos na bagagem de mão

Avião - Regras para líquidos na bagagem de mão

Uma das regras que mais geram problemas na hora de embarcar no avião é sobre os líquidos na mala de mão. Afinal, o que é permitido embarcar e o que não é? Como armazenar os líquidos na mala de mão? Descubra nesse post as principais regras para líquidos na mala de mão e evite ser surpreendido na fila do raio-x.

Quem já viveu ou presenciou esse momento de ver todo os seus cosméticos indo para o lixo certamente sabe a importância de obedecer essas regras.

A regra é a seguinte, na mala de mão só é permitido levar líquidos em frascos de até 100ml. Por líquidos entenda-se substâncias aquosas, pastosas ou em gel.

Outra regra é que todos esses frascos de até 100ml devem estar reunidos em uma embalagem de plástico transparente e não podem ultrapassar a quantidade máxima de 1 litro.

É importante notar que não importa a quantidade de líquido que você esteja levando e sim o tamanho do frasco, ou seja, não importa se você está levando apenas dois dedos do seu shampoo, se ele estiver num frasco de 200ml ele não poderá embarcar.

Mas como eu vou fazer então se eu preciso levar muito shampoo, condicionador, creme e afins? Simples, basta você colocar na mala que será despachada. Nessa mala não há restrição para a quantidade de 100ml, você pode levar o quanto quiser no tamanho que quiser.

Agora se você estiver viajando só com a mala de mão, aí não tem jeito, tem que seguir essas regrinhas.

Vou dar um exemplo que aconteceu comigo por causa de um frasco de 200ml de protetor solar. Quando eu viajei pra Sicília eu estava com uma mala pequena que dava pra levar no avião tranquilamente, mas tive que despachar porque eu queria levar o meu frasco grande de protetor solar e acabei não pensando nessa regrinha. Até aí tudo bem, resolvi despachar no próprio check-in. O problema foi que eu perdi tanto tempo para pegar essa mala na conexão em Paris por causa de uns problemas do aeroporto, que acabei perdendo o outro voo para Itália. Foi um contratempo que poderia ter sido evitado se eu não tivesse despachado a mala, afinal eu estava com pouca bagagem e não precisava ter passado por isso.

Alguns exemplos do que são considerados “líquidos” para fins de mala de mão:

  • Perfume
  • Desodorante roll on
  • Maquiagem: Baton, gloss, protetor labial, rímel, delineador
  • Pasta de dentes
  • Protetor solar

Importante: Não é permitido embarcar com nenhum produto em spray/aerossol, produtos inflamáveis, sem falar nos objetos cortantes e perfurantes, ok?

E apesar dessas regrinhas já vigorarem há bastante tempo, o que mais se vê na caixa onde eles colocam os produtos proibidos são tesourinhas, canivetes, alicates, cortadores de unha, etc.

Para não precisar passar por isso, planeje sua mala de mão com antecedência e decida o que vai querer levar na mala de mão e o que vai despachar.

Hoje em dia muitas farmácias e supermercados vendem miniaturas próprias para levar no avião. Você também pode adquirir frascos do tamanho ideal para a mala de mão e colocar o produto de sua preferência.