Viajar de avião – Cuidados importantes na terceira idade

Viajar de avião – Cuidados importantes na terceira idade

Viajar é um dos prazeres da vida que podemos experimentar com mais frequência nesta fase. Porém, alguns cuidados são necessários, quando a viagem inclui trechos aéreos. Algumas orientações simples podem evitar problemas no avião, bem como no detino do passeio.

Veja também:

Idosos podem comprar passagens aéreas com desconto?

Dicas para uma viagem de avião segura

1- Conversar com o médico

Antes de viajar, devemos comunicar nosso médico, atentando para as orientações que serão dadas à respeito do comportamento no avião, certificando-se que podemos mesmo fazer a viagem.

2- Roupas adequadas

Vestimentas confortáveis, incluindo meias de suave compressão, por causa do tempo sentados. Além disso, um agasalho precisa estar sempre à mão.

3- Seguro viagem

Adquirir um seguro viagem é muito importante, caso venhamos a precisar de cuidados médicos. Existem planos especiais para a terceira idade.

4- Remédios

No caso de medicamentos de uso contínuo, importa tê-los na bagagem de mão, sempre com as devidas receitas médicas. Dependendo do tempo da viagem, nos certificarmos de que temos a quantidade necessária.

5- Vacinas

Alguns destinos exigem que se tomem determinadas vacinas. Informar-se com antecedência e procurar a imunização evitará constrangimentos na entrada, além de proteger-nos de qualquer contaminação.

6- Arrumando as malas

Na maioria das vezes costumamos levar mais roupas do que precisamos. Informar-se do clima do destino e calcular dia a dia os trajes será uma boa ideia, a fim de não levarmos peso desnecessário.

7- Alongar-se durante o voo

De hora em hora devemos nos levantar e espreguiçar, evitando assim problemas de circulação. A OMS – Organização Mundial de Saúde alerta que voos de mais de 4 horas podem acarretar problemas à pessoas idosas.

8- Medicamentos anticoagulantes

Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem informar a equipe de bordo assim que entrarem no avião. O ambiente interno da aeronave pode provocar sangramentos nasais durante o voo. É importante ter compressas de gazes em mãos para qualquer eventualidade.

9- Alimentação durante o voo

Durante o voo devemos beber bastante água e tomarmos cuidado com a alimentação. Se tivermos restrições, informar a companhia no ato da compra da passagem

10- Bebidas alcoólicas

Por causa da pressão na cabine dos aviões, bebidas alcoólicas devem ser evitadas.

11- Descanso pós voo

Uma viagem de avião sempre trás desgastes para o corpo. Depois da viagem é importante um bom período de descanso, antes de partir para alguma aventura turística.

12- Fuso horário

Por causa da diferença de horários entre países, podem acontecer alguns sintomas de uma síndrome chamada “Jet Leg”. Ela implica na demora da adaptação ao novo horário. Em geral, 1 dia de descanso para cada hora de diferença, resolve.

13- Remédios durante os passeios

Por estarmos fora da rotina, o risco de perdermos o horário de tomar os remédios aumenta. Tomar providências para evitar pode ser importante para garantir um passeio sem contratempos.

14- Clima na cidade de destino

Excesso de exposição ao sol ou hipotermia podem atrapalhar o passeio e acarretar complicações à saúde. Protetor solar e roupas adequadas resolverão. Preparemo-nos.

15- Alimentação na cidade de destino

A culinária local é sempre atrativa, mas devemos tomar cuidado com temperos fortes e muito diferentes do que temos costume.

16- Acidentes no hotel

Estarmos fora do nosso habitat pode trazer alguns problemas com relação à mobilidade, Pisos de banheiro e móveis no caminho devem ser sinalizados. Dormir com alguma luz acessa pode ajudar no caso de movimentação noturna.