5 lugares para você viajar e conhecer.

A dica de hoje e para você conhecer esses 5 lugares na grande São Paulo.

EMBU DAS ARTE SP.

1. Feira de Arte e Artesanato 

Desde 1969, a Feira de Arte e Artesanato é a principal atração turística de Embu das Artes. Com mais de 700 expositores, ocorre nas principais ruas do Centro Histórico. 

A feira acontece aos finais de semana, das 11h às 18h, e reúne produtos de todos os tipos, desde pinturas a móveis de antiquários. É uma parada obrigatória! 

Como chegar | a ocupação principal se dá na Rua Nossa Senhora do Rosário, Rua Joaquim Santana, Rua Boa Vista, Travessa Marechal Isidoro Lopes e Largo 21 de Abril. 

2. Feira do Verde 

Nos mesmos dias e horários da Feira de Arte e Artesanato, a Feira do Verde é outra opção para fazer compras e curtir o centrinho de Embu. 

Localizada em apenas uma rua do Centro Histórico, reúne produtores locais vendendo diversos tipos de plantas ornamentais, flores e até mesmo árvores frutíferas. 

Como chegar | está na Rua Siqueira Campos. 

3. Atrações turísticas no Centro Histórico de Embu das Artes 

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas 

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas é um dos únicos prédios preservados do período colonial do estado. 

Seu acervo possui imagens sacras dos séculos XVII a XIX feitas por jesuítas e indígenas que viviam na região. Por isso, são consideradas como patrimônio estadual pelo IPHAN. 

O funcionamento acontece de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Entrada paga. 

Como chegar | está no Largo dos Jesuítas, na Rua da Matriz. 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário 

No mesmo complexo do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário é outro ponto turístico importante do Centro Histórico de Embu das Artes. 

Construído em homenagem à padroeira da cidade, o prédio é datado de 1977, e reúne diversas obras em sua parte interna. 

Ao lado da Paróquia está a Capela São Lázaro, uma construção de 1934 com arquitetura tradicional jesuíta.

Templos em Cotia 

A aproximadamente 11 km de Embu das Artes, é em Cotia qu você pode conhecer alguns dos templos religiosos mais bonitos de todo o estado de São Paulo. Então, vale a pena incluir uma visita no roteiro. Confira alguns deles: 

Arautos dos Evangelhos 

Lar da Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, conhecida por sua arquitetura gótica com vitrais internos impressionantes, o Arautos dos Evangelhos é um complexo da ordem religiosa.  E muito mais.

SÃO ROQUE SP.

São Roque é uma cidade do interior de São Paulo, localizada a cerca de 70 km da capital, que é conhecida como ponto inicial da rota do vinho. Seu clima predominantemente mediterrâneo favorece o crescimento das uvas e, na cidade, foram instaladas vinícolas diversas, que oferecem tours privados, além de almoços e degustações. Quem visita o local no mês de janeiro pode, ainda, colocar a mão na massa e fazer parte da vindima, que é o processo de colheita da uva.

Porém, nem só de vinho vive a cidade. Há outras atrações que merecem uma visita. Por exemplo, já na chegada, você pode admirar e tirar fotos no Portal de entrada. Trata-se de uma construção colorida em estilo europeu onde funciona o Posto de Informação Turística.

E, se quiser observar São Roque de outro ponto de vista, há o Morro do Cruzeiro, onde fica um mirante. É possível acessá-lo percorrendo 550 metros de subida caminhando ou de carro. De lá, você pode apreciar uma bela vista da região central da cidade.

Ainda, se você gosta de programas religiosos, não pode perder a visita à Igreja Matriz de São Roque, construída em 1935 e a maior dedicada ao Santo no Brasil. A bela construção é ornamentada com uma decoração detalhista, com pinturas de artistas plásticos italianos.

SOCORRO SP.

Socorro (São Paulo)

Socorro é um município do estado de São Paulo, localizado a 138 quilômetros de distância da capital. Ele permite um turismo acessível, já que possui estrutura adaptada para pessoas com dificuldade de locomoção em geral.

Um passeio bastante interessante para os idosos é a visita ao Morro do Cristo, que está 913 metros acima do nível do mar e de onde se pode observar uma bela paisagem. Nele, há uma estátua de Jesus Cristo e, embaixo dela, um oratório. Além disso, por estar próximo à Serra da Mantiqueira, ele oferece muitas opções de atividades em contato com a natureza, como um passeio por trilhas no Parque Ecológico Monjolinho, próximo ao Rio do Peixe, ou no Parque dos Sonhos.

No mês de agosto de cada ano, acontecem na cidade as comemorações da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da localidade. É o período em que acontece, também, a Festa do Morango.

FÁBRICA DA BAMBERG

Já para quem gosta de cerveja e quer conhecer de perto o processo de fabricação de um dos rótulos mais famosos do interior de São Paulo, a Bamberg, a dica é visitar sua fábrica em Votorantim, a cerca de 100 km de São Paulo. Além de conhecer a fábrica, os participantes podem fazer a degustação de cinco chopes direto dos tanques de maturação guiados por Alexandre Bazzo, cervejeiro e proprietário da fábrica.

As visitas guiadas são feitas apenas aos sábados, sendo necessário agendamento prévio através do email tour@cervejariabamberg.com.br ou telefone (15) 3242-7685. O tempo de duração do passeio é de, aproximadamente, 90 minutos e o valor é de aproximadamente R$ 30 por pessoa.

VINÍCOLA GUASPARI

Que tal aproveitar um dia de folga para conhecer uma grande produção de vinhos? A  Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, a 190 km de São Paulo, é uma ótima pedida. Trata-se de uma propriedade bem grande com cerca de 50 hectares apenas nos seus parreirais de uva.

O passeio é indicado para quem quer conhecer de perto a fabricação do vinho: desde a colheita, manejo dos vinhedos, passando pela indústria e pelas caves, e finalizando com a degustação de alguns rótulos. As visitas são feitas apenas aos finais de semana em dois horários: 10h30 e 14h30. Cobra-se um valor de aproximadamente R$ 125 reais por pessoa.

As reservas devem ser feitas com pelo menos 48h de antecedência pelo site.