O nosso país tem proporções continentais, mas não conta com uma malha ferroviária que contemple grande parte deste território. Apesar disso, é possível viajar de trem pelo país.
São mais de 29 mil quilômetros de ferrovias, de acordo com dados da Confederação Nacional de Transportes de 2016. O número de passageiros transportados no mesmo ano foi de 1,8 milhão de pessoas.
15 roteiros de trem
Serra do Mar (PR): Viagem de 110 km em uma ferrovia com 125 anos de atividade, através de uma das áreas mais preservadas de mata atlântica no Brasil. O passeio começa em Curitiba e parte rumo a Morretes.
Serra da Mantiqueira (MG): Saindo da cidade de Passa Quatro (MG), segue para a estação de Manacá. A partir daí, o trem começa a subir a serra da Mantiqueira, visitando a estação de Coronel Fulgêncio, a 1.085 metros acima do nível do mar.
Expresso Turístico da Luz (SP): Sai da Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo. Os trajetos disponíveis são Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.
Trem da Vale (MG): um sistema ferroviário que realiza viagens entre Ouro Preto e Mariana.
Trem das Águas (MG): Parte da estação da cidade de São Lourenço (MG) e segue para o município de Soledade de Minas (MG).
Trem das Montanhas (ES): Começando em Viana, na região metropolitana de Vitória, e seguindo para Domingos Martins, rumando depois para a região montanhosa Marechal Floriano (conhecida no Espírito Santo como “A Cidade das Orquídeas”) e o distrito de Araguaia.
Trem das Termas (SC e RS): A viagem é realizada entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS).
Corcovado (RJ): A viagem, feita em terreno íngreme, dura apenas 20 minutos e sua velocidade não ultrapassa os 15 km/h. Mas, no caminho, o turista pode admirar a beleza da mata atlântica que cerca a área (hoje pertencente ao Parque Nacional da Tijuca), chegando ao Cristo Redentor.
Trem do Forró (PE): Opera apenas durante as festas juninas, começa no cais de Santa Rita, em Recife, e vai até Cabo de Santo Agostinho.
Trem do Vinho (RS): Saindo de Bento Gonçalves, visita as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa.
Estrada de Ferro Campos do Jordão (SP): Com 47 km de extensão, é possível fazer vários passeios ferroviários, com diferentes extensões, horários e tarifas.
Trem dos Ingleses (SP): Percorre um trecho do antigo pátio de manobras de Paranapiacaba, destino histórico às margens da Serra do Mar.
Trem do Pantanal (MS): parte da cidade de Campo Grande, passa por Aquidauana e segue rumo à Miranda. A viagem dura dois dias.
Trem Cultural dos Imigrantes (SP): Sai da rua Visconde de Paranaíba, no bairro do Brás, percorre trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes, indo até a rua da Moóca e, na volta, até a entrada da Estação do Brás.
São João del Rey – Tiradentes (MG): Liga as cidades de São João del-Rei e Tiradentes.
Trilhos de Minas
Fone: (32) 3371- 8485
Site: www.trilhosdeminas.com