Uso da internet na terceira idade dobrou

Use na internet na terceira idade dobrou

O uso da internet pela terceira idade está em franco crescimento. A terceira idade está ativa e cada vez mais. De acordo com dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em apenas quatro anos o número de pessoas maduras conectadas mais do que dobrou, saltando de 8% em 2012 para 19% em 2016.

Nos últimos oito anos, o Brasil ganhou 4,8 milhões de internautas da terceira idade. Em 2008, eram apenas 360 mil; hoje, são mais de cinco milhões de usuários com mais de 60 anos, um mercado que movimenta mais de R$ 330 bilhões por ano.

A pesquisa “Os 60+ e a internet”

A Pesquisa nacional intitulada “Os 60+ e a internet”, realizada pelo Sindilojas de Porto Alegre, descobriu que nada menos que 49% dos idosos fazem ou fizeram compras na internet; 63,7% usam smartphone (destes, 89% usam o WhatsApp); 83% acessam a internet todos os dias.

Estudo estilo de vida em relação à tecnologia

Use na internet na terceira idade dobrou

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) desenvolveram um estudo com idosos acima de 60 anos, para mapear o estilo de vida dessa população e a sua relação com a tecnologia. O estudo descobriu que mais da metade das pessoas da terceira idade (53,9%) acessam a internet, sendo que 39,3% a utilizam diariamente e dois em cada dez (19,1%) usam para compras online. Os eletroeletrônicos (51,2%), eletrodomésticos (43,1%) e viagens (41,9%) são os itens mais comprados virtualmente.

A pesquisa mostra que entre as principais motivações para o uso da internet estão o relacionamento com familiares (62,9%), amigos (59,8%), a busca por notícias sobre economia, política, esportes e moda (47,8%), e informações sobre produtos e serviços (43,0%). Entre as redes sociais e aplicativos de celular mais utilizados pelos idosos estão o Facebook (77,3%), o WhatsApp (73,5%) e o Youtube (39,8%).

Benefícios do uso da internet

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo terá dois bilhões de idosos até 2050. No Brasil, o número de pessoas acima dos 60 anos crescerá ainda mais rápido que a média internacional. Segundo o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento de 2015, a quantidade de idosos brasileiros triplicará até a metade deste século. Hoje, essa parcela já representa 12,5% da população no país.

A internet pode trazer muitos benefícios para a terceira idade. Além da praticidade, exercita o raciocínio e oferece acesso facilitado a informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida. Além do mais, muitos idosos sofrem de depressão e isolamento social e ferramentas como Facebook e WhatsApp ajudam a mantê-los conectados à sociedade, principalmente aqueles que têm algum tipo de limitação física.

Estar conectado ao mundo ainda pode ajudar a retardar o envelhecimento cerebral, mantendo o cérebro ativo e dinâmico, ajudando na preservação do processo cognitivo.