Segurança do E-mail – Confira 5 dicas importantes

Segurança do E-mail – Confira 5 dicas importantes

Um pequeno descuido pode gerar um grande problema. O e-mail se tornou parte do cotidiano faz tempos; recebemos e enviamos mensagens durante 24 horas.

Dicas para proteger o e-mail

Segurança do E-mail – Confira 5 dicas importantes

1 – Adotar senhas fortes

Sabemos que o ideal é termos senhas fortes. Para ir além, use letras maiúsculas misturadas às minúsculas, inserir números ou símbolos para tornar a senha mais segura.

2 – Não deixar o e-mail visível para todos

Nunca deixar o e-mail público nas redes sociais. Saber que e-mails visíveis em locais como Facebook e Twiter estão na mira de criminosos que conseguem coletar (através de um software) endereços de e-mail que serão posteriormente vendidos para spammers online. Mais uma vez: dificultar é a palavra de ordem.

3 – Enviar também pode ser perigoso

Um dado confidencial enviado por e-mail pode ser interceptado por terceiros e usado para propósitos criminosos. Para aumentar a  segurança o ideal é utilizar a criptografia, isto é: escrever a mensagem em formas de códigos ou cifrada. A criptografia para fins de segurança online é uma tecnologia utilizada por alguns sites.

4 – Não abrir e-mails de remetentes suspeitos ou com mensagens estranhas

O que fazer? Simplesmente exclua-os. Mesmo se o e-mail for conhecido, um hacker pode enviar vírus através de endereços que se conheça, como de amigos e familiares. Certificar-se que esta pessoa realmente te mandou uma mensagem. Se abrir, feche-o rapidamente.

E se por acaso abrir um anexo suspeito, além de fechar o programa no gerenciador de tarefa, desligar o computador imediatamente. Assim, as chances da invasão pelo vírus serão reduzidas.

5 – Evitar redes wi-fi públicas

Evitar efetuar ações em que sejam necessários seus dados e a utilização de logins e senhas em wi-fi que não seja protegido. Principalmente se for e-mail, banco, compras online, entre outras.