5 erros que podem danificar a bateria do smartphone

5 erros que podem danificar a bateria do smartphone

A bateria de um smartphone tem os seus limites e, se algumas regras não forem respeitadas, se pode reduzir,e muito, a sua vida útil. Algumas ações erradas podem causar problemas e danificá-las de forma irreparável. Por causa da maneira com que lidávamos com as baterias antigas ou simplesmente pela falta de conhecimento, acabamos reduzindo a vida útil da bateria dos nossos dispositivos.

Erros que diminuem a vida útil da bateria

5 erros que podem danificar a bateria do smartphone

Veja também:

7 acessórios úteis para Smartphones

1. Carregar o smartphone no computador

O hábito de carregar o smartphone no computador através do USB não apenas demora mais,como pode danificar a bateria. As correntes oscilam muito entre duas entradas USB, e podem causar mais aquecimento do que o carregamento na tomada. É exatamente esse aquecimento que pode diminuir a vida útil da bateria.

2. Usar o smartphone durante o carregamento

Se ficar enviando mensagens, jogando ou assistindo a vídeos durante o carregamento, irá aumentar a temperatura do dispositivo, e o calor é o inimigo número 1 das baterias de lítio, além de demorar mais para carregar.

3. Descarregar completamente o smartphone

Os celulares atuais não devem ser descarregados até 0%, este é um erro grave.Isso, em parte, é evitado por um sistema de segurança que desliga o telefone se a bateria chegar a 5% (indicando, contudo, que está em 0%), mas ainda assim é perigoso chegar a níveis tão baixos. O ideal é começar a carregar quando a bateria chegar a 15 ou 20%.

4. Deixar o smartphone dentro carro, no sol

O sol transforma o veículo num verdadeiro forno, e o calor acaba com a bateria. Isso também vale para ações que sobrecarreguem o smartphone e causem seu superaquecimento. Existem muitos casos que levam os aparelhos ao aquecimento excessivo. O calor sempre se apresenta como uma ameaça à vida útil da bateria.

5. Usar o carregador de bateria errado

Os carregadores são pensados para determinados dispositivos, tendo especificações técnicas próprias. Comprar sempre um substituto equivalente e evitar produtos piratas para não reduzir a vida útil da sua bateria.