5 Aplicativos para Leitura Digital

5 Aplicativos para Leitura Digital
All textures were created me in Adobe Illustrator.

Os dispositivos portáteis mudaram a nossa maneira de interagir com o mundo. Seja na agilidade com que informações são espalhadas ou na facilidade de se compartilhar fotos e vídeos pela rede. Mas as mudanças vão além disso,esbarrando inclusive na forma de consumir informação. Muitos utilizam dispositivos exclusivos para a leitura de livros digitais, os chamados e-readers, ou então empregam tablets e smartphones para o mesmo fim.

Principais leitores digitais

5 Aplicativos para Leitura Digital

Veja também:

A importância da leitura na saúde da terceira idade

1. Amazon Kindle

Em se tratando de livros digitais, não há como deixar de fora a Amazon. Uma das principais vendedoras de e-books do mundo, a empresa tem um e-reader próprio, o Kindle, eo aplicativo Amazon Kindle possibilita acesso a todos os benefícios do gadget em qualquer outro aparelho. Isso quer dizer que se podem levar os e-books adquiridos na loja para qualquer aparelho.

Além disso, o aplicativo permite criar coleções de leitura e pesquisar os conteúdos lidos em dicionários e outros sites da web, como Wikipédia e Google. A personalização também garante uma boa experiência de uso, pois é possível ajustar o tamanho do texto,controlar o brilho e o contraste da tela e até mesmo selecionar a cor do plano de fundo.

2. Ebook Reader

A Ebooks.com conta com um aplicativo próprio para gerenciar os produtos que são adquiridos em seu site. O Ebook Reader oferece uma série de funcionalidades e lê não somente os arquivos comprados nesta loja, mas também os no formato ePUB.Ou seja, se pode usar o Ebook Reader como um gerenciador de sua biblioteca,pois ele faz isso automaticamente — e é possível editar manualmente as tags de cada livro. Dá pra criar coleções de leitura, ajustar o aplicativo para leituras noturnas e fazer backup online de toda a sua biblioteca.

Dentro do aplicativo também existem recursos especiais, como função marca-texto, personalização da leitura (tamanho e estilo da fonte, cor do plano de fundo), sistema de busca e recurso para compartilhamento rápido.

3. Google Play Livros

O Google Play Livros é a loja de e-books da companhia e conta com milhares de títulos, entre pagos e gratuitos, e em vários idiomas diferentes, inclusive em português brasileiro.

Além dos livros adquiridos na loja, ele pode suportar arquivos PDF e ePUB,então se pode usar o aplicativo para ler itens comprados de outros serviços ou baixados da web. Ele organiza a biblioteca de forma inteligente e apresenta inúmeros efeitos para incrementar a sua experiência de leitura.

O aplicativo do Google vem ainda com um excelente sistema de navegação.Recursos extras, como função marca-texto com várias cores diferentes, recursos para pesquisa, tradução e anotações, índice inteligente e busca interna completam o pacote.

4. iBooks

O iBooks é o leitor de livros digitais oficial da Apple. Ele tem acesso à loja de livros da iBooks Store, que conta com milhões de títulos em vários idiomas. Além disso, como lê ePUB e PDF, este aplicativo pode ser o seu leitor padrão sem nenhum problema.

Com o apelo visual tradicional dos softwares da companhia, o iBooks oferece sete fontes diferentes para você personalizar a experiência. São três opções de cor para plano de fundo, integração com redes sociais, função marca-texto são outros de seus recursos. É possível ainda controlar o brilho da tela para deixá-la ambientada a qualquer tipo de iluminação. Também dá pra sincronizar toda a sua biblioteca para tê-la disponível em qualquer gadget.

5. Kobo Reader

O Kobo é também um dos principais e-readers do mundo. Além do gadget, a companhia conta com um aplicativo que pode ser instalado nas principais plataformas móveis da atualidade, oferecendo acesso rápido a uma extensa biblioteca.

No Brasil, a Kobo tem parceria com a Livraria Cultura, então se podem comprar livros já no formato digital ou então usar o aplicativo para ler itens em outros formatos, como ePUB e PDF.