5 dicas para compras seguras pela internet

5 dicas para compras seguras pela internet

Fazer compras pela internet é sempre uma comodidade: nada melhor do que adquirir um produto ou serviço no conforto e segurança do seu lar, sem precisar enfrentar filas, especialmente na hora de fazer as costumeiras compras de final de ano. Mas, fazer compras online implica em preocupações extras com segurança: sites mal desenvolvidos e inseguros, softwares maliciosos e diversos outros perigos podem comprometer os dados e transformar uma atividade prática em uma grande dor de cabeça.

5 Dicas para fazer compras pela internet

5 dicas para compras seguras pela internet

Procurar sites seguros

Na hora de comprar, verificar se o ambiente virtual é seguro: se o endereço do site começar com https://, é sinal de que o site oferece uma boa segurança.

Ter um cartão de crédito pré-pago

Uma forma interessante de proteger o cartão de crédito em compras online é adquirindo um substituto para ele. Para cumprir esse objetivo, surgiram no mercado os cartões de crédito pré-pagos.

Usar gateways de pagamento

Sistemas de pagamento como o PayPal e o PagSeguro oferecem uma camada extra de segurança em compras nacionais e internacionais ao permitir que se evite digitar o número de cartão de crédito em um site.

Ativar mais camadas de segurança no cartão

Alguns bancos oferecem formas extras de fortalecer a segurança do cartão de crédito que não são ativadas por padrão: tokens e códigos de segurança podem ser utilizados no ato de um pagamento e impedem o uso por pessoas não autorizadas.

É interessante substituir antigos cartões magnéticos por cartões dotados de chip, que são bem mais seguros e só podem ser usados em compras com o fornecimento de uma senha.

Ajustar o navegador

O navegador também precisa estar seguro na hora que for fazer compras. Felizmente, todos os browsers disponíveis no mercado oferecem ferramentas nativas para fortalecer a segurança na hora de navegar. Uma das mais eficientes é a desativação do preenchimento automático de formulários para que não se corra o risco de preencher o número do cartão de crédito em sites indesejados.

Estas são algumas formas de proteger o cartão contra fraudes na hora de fazer suas compras online. Com esses procedimentos, você poderá fazer suas compras e outras transações financeiras na internet mais tranquilamente.