Ressaca – Como amenizar os sintomas

Ressaca – Como amenizar os sintomas

A ressaca é um termo comumente usado para indicar o consumo de bebidas alcoólicas em exagero, que provoca sintomas como desconforto, enjoo ou dor de cabeça, que podem ser amenizados com algumas providências.

Dicas para diminuir a ressaca

Ressaca – Como amenizar os sintomas
  1. Tomar 2 xícaras de café preto sem açúcar, pois o café reduz o inchaço dos vasos sanguíneos que causam a dor de cabeça e ajuda o fígado a metabolizar as toxinas;
  2. Tomar 1 remédio para ressaca como o Engov, por exemplo, que ajuda a diminuir os sintomas da ressaca como dor de cabeça e enjoos.
  3. Beber bastante água, porque o álcool causa desidratação, por isso devem-se beber vários copos de água ao longo do dia;
  4. Beber um suco de frutas natural, porque os sucos possuem um tipo de açúcar chamado frutose que ajuda o corpo a queimar o álcool mais depressa. Um copo grande de suco de laranja ou tomate ajuda também a acelerar a remoção de álcool do organismo;
  5. Comer biscoitos de mel. O mel também possui uma forma concentrada de frutose, que ajuda a eliminar o álcool do organismo;
  6. Tomar uma sopa de legumes, que ajuda a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu durante o consumo de álcool;
  7. Intercalar um copo de água entre as cada bebida alcoólica e beber água antes de ir dormir, e ao acordar tomar uma xícara de café bem forte, sem açúcar.

Os alimentos que podem melhorar o mal-estar são a maçã, melão, pêssego, uva, tangerina, limão, pepino, tomate, alho, cebola e gengibre.

Outra dica interessante é descansar sempre que possível adotando uma alimentação leve, pois assim o corpo consegue se recuperar mais rapidamente eliminando as toxinas produzidas no fígado devido ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Se houver a ocorrência de sintomas muito agressivos, convém procurar ajuda médica, porém, a melhor forma de não passar por este contratempo é não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas.