Depressão na terceira idade – 5 alimentos para combater

Depressão na terceira idade – 5 alimentos para combater

A alimentação na terceira idade requer muitos cuidados para uma vida mais saudável e independente. A nutrição é um ponto importante que pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão em idosos e adultos.  No entanto, é importante lembrar que ela em si não substitui o tratamento da doença, que ocorre, geralmente, com o uso de medicamentos e psicoterapias. Porém, existem alguns alimentos que podem ajudar no tratamento da depressão.

5 alimentos para combater a depressão

1. Castanha-do-pará ou nozes

Depressão na terceira idade – 5 alimentos para combater

Ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, elas colaboram para atenuar os sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Para a alimentação na terceira idade, as quantidades diárias recomendadas são de duas a três unidades de castanha-do-pará, cinco de nozes ou dez a 12 unidades de amêndoas. Ambas as castanhas fornecem 200 microgramas de selênio de forma segura, importantes cofatores pra serotonina.

2. Frutas cítricas

Depressão na terceira idade – 5 alimentos para combater

Essas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção do neurotransmissor serotonina, responsável pela regulação do humor, do apetite, entre outras funções. Se recomenda o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.

3. Salmão, atum, bacalhau e sardinha

Depressão na terceira idade – 5 alimentos para combater

Contendo ômega-3, esses são exemplos de pescados que melhoram os sintomas de depressão, auxiliam na redução do colesterol, mantendo os níveis da pressão arterial estáveis, e fortalecem o sistema imunológico de pessoas na terceira idade.

4. Folhas verde-escuras

Depressão na terceira idade – 5 alimentos para combater

Estudos mostram que essas verduras apresentam alto teor de folato, vitamina do complexo B, B1, B6. O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções.

5. Aveia

Depressão na terceira idade – 5 alimentos para combater

Este cereal, considerado como o mais completo, é uma fonte rica em vitaminas B1, B6 e ácido fólico, substâncias que melhoram a digestão e equilibram os níveis de açúcar no sangue, para evitar recaídas dos sintomas de depressão, promovendo o equilíbrio da serotonina no corpo, juntamente com seus cofatores necessários.