More
    InícioEstilo de VidaA Melhor Idade6 Jogos Indicados para a Melhor Idade.

    6 Jogos Indicados para a Melhor Idade.

    6 Jogos Indicados para a Melhor Idade.

    Qualquer coisa pode servir de incentivo para o nosso cérebro.

    Mas, quando chega a  terceira idade, a capacidade cognitiva que tanto desenvolvemos ao longo da vida começa a mostrar sinais de declínio. Portanto, é preciso procurar novas maneiras de manter o cérebro ativo novamente.

    Alguns jogos para idosos se mostram muito eficientes nesse trabalho, sendo recomendados por médicos e terapeutas ocupacionais.

    1. Jogos de memória

    Senior couple doing a jigsaw puzzle at home

    Os jogos de memória têm uma dinâmica simples: diversas cartas ou cartões são embaralhados e dispostos de cabeça para baixo em uma superfície, sendo que o objetivo é formar pares com aqueles iguais. A cada vez que as cartas são viradas na tentativa de formar um par, a memória vai gerando um mapa mental, então fica mais fácil vencer o jogo.

    O exercício da memória de curto prazo é uma das maiores vantagens do jogo e também a dificuldade mais frequente para os idosos. Isso porque é muito comum que as pessoas da terceira idade se lembrem de fatos que ocorreram há mais de 20 anos, mas se esqueçam de acontecimentos recentes.

    O jogo da memória também exercita aspectos como:

    • associação;
    • atenção visual;
    • percepção;
    • criatividade;
    • memória biográfica.

    2. Jogo dos sete erros

    Nesse jogo, o objetivo é comparar duas imagens que aparentemente são idênticas, mas trazem sete ou mais diferenças não tão fáceis de serem identificadas. A atividade parece simples, mas estimula características como concentração, percepção e análise.

    O cérebro é exercitado como um todo, sendo envolvidos os lóbulos:

    • occipital, responsável por identificar os objetos da imagem;
    • parietal, que analisa as relações espaciais entre os objetos;
    • frontal, encarregado de gravar a imagem, comparar com a outra e detectar onde está cada erro identificado.

    Todas essas vantagens tornam o jogo dos sete erros um dos melhores para oferecer ao idoso. Ele pode ser encontrado em opções eletrônicas, como  aplicativos,  e jogos de celular, mas também na tradicional versão de papel.

    3. Palavras cruzadas

    O jogo de palavras cruzadas é bem famoso entre as pessoas da terceira idade, pois tem um grande potencial de exercitar o cérebro e torná-lo mais ativo. O objetivo é encontrar os termos certos para preencher as lacunas, cruzando um com o outro.

    Além de abrir a mente para novos aprendizados, o jogo de palavras cruzadas ativa a capacidade de raciocínio lógico, aumenta a atenção e estimula a memória (com a busca pelos conhecimentos adquiridos no decorrer da vida). Ele chegou até mesmo a ser associado a uma possível alternativa para a prevenção de problemas cognitivos como o Alzheimer.

    4. Quebra-cabeça

    O famoso jogo de quebra-cabeça reúne uma série de pequenas peças que se encaixam e formam uma grande imagem — mas nem sempre é simples juntar todas as partes. Esse desafio estimula as funções cognitivas do cérebro, melhora a percepção visual, estimula o planejamento e favorece a memória biográfica.

    Vale lembrar que o nível de complexidade do jogo vai depender da capacidade cognitiva de cada idoso. Pessoas que apresentam mais limitações podem inclusive necessitar de auxílio na hora de realizar esse tipo de atividade.

    5. Mímica

    No jogo de mímica, o objetivo é tentar representar um filme, um animal ou até outra pessoa usando apenas o movimento do corpo, sem a fala. A atividade é muito estimulante para o idoso, pois impulsiona a criatividade, faz com que ele precise resgatar sua memória biográfica e exercita a capacidade de pensar, com a busca por soluções e respostas.

    Além disso, tal brincadeira deve ser feita em grupo, o que torna o momento ainda mais especial para o idoso, com a reunião da família ou dos amigos.

    6. Jogos de cartas e dominó

    Os jogos de cartas e o dominó também são bem populares entre os idosos — e isso é muito positivo para a manutenção e o desenvolvimento cognitivo do cérebro. A atividade requer conhecimento das cartas e peças, o que estimula a busca por informações antigas no cérebro.

    Para ganhar, é preciso recorrer a uma estratégia de jogo, observar o adversário e analisar as possibilidades. Tudo isso forma um grupo de incentivo muito importante para o cérebro e o corpo como um todo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM