Melatonina Hormônio do sono tem venda liberada, mas tome cuidado.

Blank plastic White Capsule bottle on white background with cap of vitamins, pills or capsules.

Veja como funciona e os cuidados com a melatonina para a sua saúde.

Para os médicos, o sono é tão importante quanto comer ou respirar e é uma necessidade fisiológica. Não é de admirar que nossos corpos sejam biologicamente programados para começar a desligar quando a luz ambiente começa a diminuir – nos dando dicas para relaxar e descansar à noite. Isso é possível porque uma série de processos é iniciada quando o sol começa a se pôr. Uma delas é a liberação de melatonina, hormônio produzido na glândula pineal, estrutura localizada no centro do cérebro. É essa substância responsável por alertar órgãos, como o estômago e o fígado, de que é hora de desacelerar e se preparar para descansar. Mas não só isso. Ao mesmo tempo, outros processos corporais que ocorrem apenas enquanto dormimos estão se preparando para começar. É o caso, por exemplo, da atividade cerebral envolvida na memória.

É essa substância responsável por alertar órgãos, como o estômago e o fígado, de que é hora de desacelerar e se preparar para descansar. Mas não só isso. Ao mesmo tempo, outros processos corporais que ocorrem apenas enquanto dormimos estão se preparando para começar. É o caso, por exemplo, da atividade cerebral envolvida na memória. O problema é que com o ritmo acelerado da vida no mundo moderno, com muitas horas na frente de computadores, smartphones e luzes artificiais, e quando está escuro lá fora, nosso relógio biológico está constantemente tentando se adaptar a esse ritmo – fazendo com que ele lute adormecer ou adormecer. Portanto, não é à toa que a melatonina, também conhecida como “hormônio do sono”, é procurada por muitas pessoas que não conseguem dormir adequadamente. No entanto, não é adequado para todas as pessoas que têm problemas para dormir e pode ter alguns efeitos desagradáveis ​​se usado incorretamente.

O que é melatonina? A melatonina é um neurohormônio, uma substância química produzida pelo corpo com efeitos fisiológicos específicos. Nesse caso, a melatonina é produzida na glândula pineal, localizada no centro do cérebro. Para que serve a melatonina? A melatonina tem a função de regular nosso relógio biológico, dizendo ao corpo – e direcionando o funcionamento dos órgãos e o próprio metabolismo – quando dormir e quando acordar. É o chamado ciclo sono-vigília. Como tal, ele começa a ser liberado em nossos corpos no início da noite, e sua produção atinge o pico algumas horas após o anoitecer, quando a luz natural começa a cair.