Plantas amigas da terceira idade – Um Calmante e um Estimulante

Plantas amigas da terceira idade – Um Calmante e um Estimulante

Saber equilibrar nosso organismo através das plantas medicinais é uma arte. Se nos acostumarmos com este caminho, poderemos alcançar qualidade de vida sem precisar conviver com os efeitos colaterais que os medicamentos criados em laboratórios nos expõem. Nosso organismo detecta quando ingerimos algum tipo de substância que não seja proveniente da natureza. Claro que existem situações em que a farmacologia tradicional precisa ser acessada, mas nos casos em que pudermos, sob orientação médica, utilizar elementos naturais, com certeza seremos mais felizes e saudáveis.

 Flor de Laranjeira: Calmante

Famosa entre as plantas medicinais e muito utilizada no combate ao nervosismo, palpitações e insônia, tem uma melhor eficácia utilizando a essência extraída das flores. Também indicada para o tratamento de cãibras e dores musculares, que ocorrem com frequência na terceira idade.

A Flor de Laranjeira tem também propriedades que atuam no sistema respiratório como bronquite e tosse.

A casca da laranja precisa ser citada como coadjuvante na facilitação do processo digestivo, aliviando inclusive gases do estômago.

Feno-grego: Estimulante

A falta de ânimo acaba por diminuir o apetite. Esses são fatores perigosos para nós, que estamos na terceira idade. O Feno-grego é um poderoso estimulante, sendo rico em proteínas, saponinas, flavonoides e óleos essenciais. Segundo estudos norte-americanos, exatamente por causa desta composição, o Feno-grego pode aumentar os níveis de testosterona livre, hormônio responsável pelo desejo sexual.

Nutricionistas alertam que, para que se possa extrair o efeito desejado é importante que o Feno-grego seja consumido em cápsulas. Normalmente é indicada uma cápsula ao dia.

Foco na saúde

Substâncias naturais não apresentam resultados do dia pra noite. Portanto, incorporá-los aos hábitos alimentares no cotidiano é imprescindível para o sucesso no que diz respeito aos resultados de qualquer tratamento ou suplementação.

Não podemos nos esquecer de que uma atitude positiva para com a vida e as considerações de um médico não podem faltar na nossa lista.

Saúde!