Plantas amigas da terceira idade – Canela

Plantas amigas da terceira idade – Canela

Com uma vasta utilização popular, a canela tem beneficiado muita gente que aprendeu a consumi-la adequadamente. Existem várias crendices populares a respeito da planta. É muito importante conhecer os efeitos, mas não se pode negar a eficácia dela sobre nossa saúde.

Canela como planta medicinal

Conhecida pela medicina oriental a milhares de anos, a canela foi usada para facilitar a digestão, curar resfriados e tratar cólicas. Conta também com capacidades energizantes e melhora a circulação sanguínea.

No ocidente a canela era conhecida por seu uso na culinária e como erva aromática, mas ultimamente vem crescendo o seu uso como planta medicinal. Com sabor exótico que tramita entre o doce e o apimentado, cai facilmente no gosto da maioria.

Principais benefícios da canela

Propriedades Antioxidantes

Uma das plantas que possuem as maiores concentrações de antioxidantes, a canela ajuda no combate aos radicais livres, cuja concentração pode causar grandes males ao organismo. Além de prevenir o envelhecimento precoce.

Sistema digestivo

Previne a indigestão e diminui dores e desconfortos estomacais, sensação de inchaço e gazes. Além de combater as bactérias causadoras do desconforto intestinal.

Doenças cardíacas e colesterol

Por sua concentração de ferro, cálcio e manganês, ajuda no bom funcionamento da tireoide, ajuda a controlar os açúcares do sangue e regular a síndrome metabólica das gorduras e carboidratos, assim estabiliza a pressão arterial, sendo útil também para o tratamento da artéria coronária. Além de reduzir o colesterol ruim.

Circulação sanguínea

Com propriedades anticoagulantes, reduz o risco de doenças respiratórias e melhora a circulação sanguínea. Diminuindo dores nas varizes e articulações.

Propriedades anti-inflamatórias

As inflamações podem ser combatidas de maneira natural pelo chá de canela. Muitas inflamações crônicas são decorrentes de doenças como Parkinson, câncer, Alzheimer, infertilidade, osteoporose, diabetes e doenças cardiovasculares. O que faz ser grande importância utilizar todas as maneiras possíveis de combater tais inflamações.

A canela ainda apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas.

Emagrecimento

Como termogênico natural, a canela acelera o metabolismo e potencializa o processo de queima de gordura e por controlar os níveis de açúcar, evita os picos de insulina que levam nosso organismo a acumular carboidratos em forma de gordura. Além de promover sensação de saciedade, reduz o desejo excessivo por açúcar e farinha branca.

Concentração mental

Há evidências que apontam para o consumo de canela como eficaz no aumento da atenção e dos níveis de concentração, intensificando as habilidades cognitivas, estimulando as respostas motoras e a memorização.

Precauções importantes

Algumas contraindicações devem ser consideradas com relação a canela em forma de chá. A recomendação é de 6 gramas por dia, no máximo. Aproximadamente 1 colher de chá da erva. Deve também ser evitado por mulheres grávidas, pois pode estimular contrações uterinas.

 Não nos esquecendo de consultar o médico antes de iniciarmos qualquer tratamento e relatando a ele qualquer mudança no nosso organismo, podemos utilizar adequadamente esta iguaria que além de muito saborosa, pode ser coadjuvante no tratamento de diversos problemas de saúde.