
Antes de mais nada é preciso saber: rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal.
Apesar de ser confundida com frequência com a sinusite, elas não são a mesma coisa. Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Em comum é o fato de as duas serem inflamações e, também, de haver tratamento de homeopatia para rinite, assim como também existe para sinusite.
O tratamento homeopático da rinite é feito aliviando seus sintomas mais comuns, que são coriza, nariz entupido ou coceira e espirros um após o outro. Eles são frequentemente acompanhados por sintomas oculares, como coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Esses sintomas podem melhorar espontaneamente. Em casos crônicos, pode ocorrer perda de paladar e olfato. Os remédios homeopáticos para rinite possuem remédios específicos para alguns deles e são indicados para uso em lactentes, crianças e adultos.
As formulações homeopáticas são variadas e um complexo homeopático adequado para a homeopatia da rinite deve ser considerado para todos. Por exemplo, Rinidon é um remédio homeopático para a rinite como adjuvante para nariz entupido e escorrendo. Destina-se a ser utilizado por adultos e crianças e deve ser prescrito por um especialista na área da homeopatia para sinusite. Outros medicamentos podem ser adequados para homeopatia para rinite.
Medidas para evitar as crises de rinite:
– Parar de fumar
– Prevenir o sobrepeso e obesidade
– Realizar atividades físicas.
– Reduzir a exposição a fatores desencadeantes, como exposição a ácaros ou alérgenos relacionados a mofo, tabagismo passivo, animais domésticos se comprovada sensibilização, odores fortes, produtos de limpeza e locais de poluição atmosférica.