Conheça as frutas e vegetais com ação anti-inflamatória

Conheça as frutas e verduras com ação anti-inflamatória

Já há algum tempo temos entendido que aquilo que comemos está muito relacionado com a maneira como nosso organismo irá reagir às complicações de saúde, bem como com a resposta de regeneração diante delas.

Uma alimentação adequada pode fortalecer o nosso sistema imunológico, por exemplo. Sais minerais, proteínas, vitaminas e nutrientes aumentam nossa resistência a vírus e infecções.

Os alimentos podem ser verdadeiros remédios e antídotos naturais contra doenças.

Vejamos alguns tipos de alimentos que tem ação anti-inflamatória.

Frutas e vegetais

As inflamações crônicas de modo geral podem ser combatidas com a ajuda das frutas e vegetais, por causa das suas fibras e nutrientes. Cada tipo tem quantidades específicas para sua eficácia, sendo os produtos frescos os mais eficazes que outros.

  •  Maçãs: Rica em vitamina A, tiamina, niacina, riboflavina, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, magnésio e enxofre, além de ser uma excelente fonte de pectina.
    Frutas vermelhas: Ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, as frutas vermelhas concentram alto teor das vitaminas C e E.
    Brócolis: Fonte de vitamina C e fibras alimentares. Também é uma fonte de betacaroteno e proteína, além disso, é rico em vários minerais tais como: o magnésio, cálcio, ferro e zinco.
    Cogumelos: fonte de Antioxidantes.
    Mamão: fonte em antioxidantes, vitaminas, minerais e várias enzimas digestivas que ajudam no desenvolvimento do corpo.
    Espinafre: é rico em nutrientes como sais minerais (ferro, fósforo e cálcio) e vitaminas A e do complexo B, neoxantina e violaxantina, anti-inflamatórios que tem um papel importante na regulação da inflamação e estão presentes em quantidades anormais no espinafre.
    Abacaxi: é rico em vitaminas A, B1 e C, magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina.
    Acerola: além de uma grande presença de vitamina C, possui grande quantidade de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.
    Açaí: com vitaminas C, B1 e B2, possui uma boa porcentagem de fósforo, ferro e cálcio.
    Amora: rica em vitamina A e C. Alivia a diarreia, reduz o envelhecimento precoce e contribui para o sistema nervoso central.
    Cereja: rica em vitamina A, B e C. Contém cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Além disso, combatendo também os radicais livres, ajudando na digestão.
    Coco: rico em sais minerais, como potássio, fósforo, sódio e cloro. Tem proteínas importantes para o funcionamento do organismo e fibras que estimulam a atividade intestinal.
    Goiaba: Com alto teor de proteínas, fibras, açúcares totais, cálcio, fósforo e potássio, além de vitaminas A e C.
    Jabuticaba: ricas em cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e magnésio. Contém minerais importantes para manter a rigidez da estrutura óssea e dos dentes.
    Kiwi: é fonte de vitamina C, E, B6, niacina, magnésio, potássio, cobre, fosfato e fibras dietéticas.
    Laranja: contém alta porcentagem de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e várias vitaminas, em especial a vitamina C.
    Limão: rico em vitamina C, complexo B e sais minerais, como o fósforo, cálcio e ferro.
    Chá verde: esta bebida é ótima para ajudar a reduzir a cintura, bem como para diminuir a inflamação. Os flavonóides presentes neste chá tem propriedades anti-inflamatórias naturais. E o EGCG(catequinas) composto no chá verde ajuda a reduzir a gordura corporal.