Cultivado e comercializado por todo o mundo, o agrião vem alimentando os seres humanos desde os primórdios. É o mais conhecido vegetal de consumo humano.
Tão comum na mesa dos brasileiros, contém muitos nutrientes importantes para a terceira idade. Consumi-lo traz inúmeros benefícios à nossa saúde.
Estudos revelaram que o agrião, quando consumido regularmente, ajuda nosso organismo a diminuir a presença de substâncias causadoras do câncer, além de propriedades antioxidantes, prevenindo danos no DNA.
Podendo ser consumido como saladas ou sopas, tem sua utilização integral, tendo em seu talo uma grande concentração de iodo, entre outras propriedades benéficas.
Propriedades importantes
Conhecido há muito tempo como um dos remédios naturais contra a tuberculose, atua como fortalecedor dos pulmões por causa da alta concentração de ferro, entre outras vitaminas e minerais.
Na antiguidade era famoso por combater o escorbuto, sarampo e varíola.
Utilidades terapêuticas
- Diabetes
- Amenorréia
- Dismenorréia
- Colecistite
- Colelitíase
- Anorexia
- Debilidade cardíaca
- Hidropisia
- Dermatoses
- Litíase renal
- Vermes
- Diurético
- Anti-inflamatório
- Aftas
- Gengivites
- Acne
- Eczemas
- Digestão
- Tosse
Dicas para o consumo adequado do agrião
Por sua pouca durabilidade, aconselha-se a compra em pequenas porções para consumo imediato. Em caso da não utilização de tudo, guardar em sacos plásticos na geladeira.
Na hora de comprar escolha maços com cores verde escuro, sem folhas machucadas ou amareladas. Ele deve ter talos firmes e ausência de água amarelada no fundo da embalagem.
Preparação
Para ser consumido cru em saladas, é excelente também como acompanhamento para churrascos, temperado com sal e limão, o agrião também tem boa utilização em sopas, refogados, com arroz, na preparação de suflês, com ovos e temperos, etc. Também muito apreciado no preparo de sanduíches e panquecas, além de ser base para sucos batidos com frutas.
Nome científico: Nasturtium officinalis
Nomes populares: Agrião d’água, agrião-aquático, agrião-do-rio.
Precauções
Com propriedades abortivas, o chá de agrião não pode ser consumido por grávidas e seu consumo excessivo pode irritar o estômago e as vias respiratórias. Evite o consumo se tiver problemas de úlceras e doenças renais inflamatórias.
Qualquer dúvida consulte o médico!