Cura da surdez na terceira idade pode estar próxima

Cura da surdez na terceira idade pode estar próxima

A surdez na terceira idade pode estar com os dias contados. A “Presbiacusia”, causadora da surdez em decorrência do envelhecimento, acontece normalmente depois dos 65 anos e não tem cura.

O pesquisador e professor da pós graduação da UFRGS – Universidade federal do Rio Grande do Sul, Joel Lavinsky, desenvolveu um estudo em colaboração com a University Of Southern Califórnia nos Estados Unidos, onde identificou o gene que predispõe as pessoas à presbiacusia.

Este resultado abre as portas para o desenvolvimento de terapia gênica e a possível cura para a surdez nessa faixa etária.

A surdez na terceira idade

Assim como acontece com o nosso organismo, o aparelho auditivo também envelhece.

Aos poucos começa a ocorrer um atrofiamento dos elementos da cóclea do ouvido, ocasionando a perda auditiva.

Inicialmente começa com uma leve dificuldade de compreensão dos sons agudos, avançando para a não compreensão da fala das pessoas, até a perda auditiva propriamente dita.

Cuidados preventivos

Atualmente, a surdez na terceira idade não tem cura, mas podemos tomar algumas precauções que podem retardar o envelhecimento do nosso aparelho auditivo.

Evitar lugares muito barulhentos, música alta, especialmente em fones de ouvido, além de manter o volume do rádio e da TV baixos são atitudes essenciais. Pressão alta, diabetes, álcool e fumo em excesso podem ser elementos aceleradores do problema.

Ao menor sinal, procure um médico

Ao nos depararmos com alguma dificuldade em entender a televisão, ou se algo que alguém esteja falando não está compreensível, precisamos ir a uma consulta com um otorrinolaringologista. A demora na busca por tratamento é um dos motivos principais da aceleração do processo de surdez.

O exame de audiometria irá mostrar o grau de comprometimento, o que dará ao especialista as condições de avaliar o quadro e orientar o comportamento adequado.

Precisamos ir de encontro à solução do problema, de maneira que possamos reduzir ao mínimo os efeitos que os anos trazem ao nosso corpo.