CARNE DE SOJA E SEUS BENEFÍCIOS.

Algumas pesquisas sugerem que adicionar carne de soja à sua dieta pode fornecer uma variedade de benefícios à saúde. Os alimentos feitos à base de soja parecem ter efeitos positivos na saúde do coração. Em uma revisão de 35 estudos, o consumo de soja reduziu o colesterol LDL “ruim” e aumentou o colesterol HDL “bom”.

PERDA DE PESO

Uma porção de 100 gramas de carne de soja tem 106 calorias, a mesma quantidade de bife fornece 252 calorias e o mesmo tamanho de peito de frango fornece 195 calorias. Portanto, a substituição dos dois últimos alimentos por carne de soja nas refeições resultou em redução da ingestão calórica, o que se refletiu na perda de peso.

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois e publicado no site Science Daily concluiu que a ingestão de soja afeta o hormônio regulador do apetite leptina e seus receptores. Isso leva a um metabolismo acelerado que transforma a queima de gordura (gordura) e a perda de peso nos importantes benefícios da carne de soja.

A SAÚDE DA MULHER

A soja utilizada no preparo da carne alternativa já foi associada ao alívio de sintomas da menopausa em mulheres como suadeiras noturnas e afrontamentos (ondas de calor).  também já foram associados a um menor risco de desenvolvimento de câncer de endométrio e da mama.

Além disso, a soja também pode auxiliar as mulheres com menos de 65 anos em relação às suas funções cognitivas.

DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL RUIM

Trocar a carne tradicional pela carne de soja pode contribuir para a redução dos níveis do colesterol ruim – o LDL – no organismo. Esse efeito é experimentado devido ao menor teor de gordura encontrado na soja.

fonte de gorduras saudáveis
A soja, que produz carne de soja, tem baixo teor de gordura e consiste em gorduras consideradas saudáveis, como gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Isso também inclui ácidos graxos ômega-3, que são bons para o cérebro e o coração, além de combater a obesidade e o diabetes.

POR OUTRO LADO.
Apesar desses benefícios da carne de soja, ela também apresenta desvantagens. Uma delas tem a ver com o ferro presente em seus ingredientes: é do tipo não-heme, que é absorvido com menos eficiência do que o ferro classificado como heme e encontrado nas carnes convencionais.

Para evitar essa perda, recomenda-se o consumo de fontes de ferro heme, como peixes e aves. Caso a pessoa não consuma esse alimento, a forma de fazê-lo é ingerindo alimentos ricos em vitamina C, pois aumenta a absorção de ferro.

VEJA COMO PREPARA A CARNE DE SOJA NO VÍDEO A SEGUIR.