BENEFÍCIOS DA AURICULOTERAPIA

Poucas pessoas conhecem essa técnica chinesa e seus benefícios. Conheça um pouca mais sobre esse assunto.

A acupuntura auricular é a utilização de pontos de acupuntura na orelha para tratar diferentes sinais e sintomas que são comuns em diversas patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. É um microssistema de acupuntura, e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, lasers, bastões de moxa, raios infravermelhos, etc.
As origens da terapia auricular passaram ao longo do tempo, e é difícil identificar de onde vieram os primeiros registros. Os egípcios aliviam algumas dores estimulando pontos de acupuntura no pavilhão auricular. Hipócrates, considerado o pai da medicina, escreveu em seu livro A Geração (século IV aC) que a cauterização (pequenas queimaduras localizadas) atrás da orelha poderia curar alguma infertilidade (1). Na Índia, os místicos antigos sugeriram estimular o crescimento dos lóbulos das orelhas para atingir um estado de nirvana. No século XVII, um médico português chamado Zacutus Lucitanus Ele pegou os escritos de Hipócrates e começou a tratar a dor no quadril através do ouvido, usando cauterização. No século XVIII, o famoso Valsalva descreveu uma técnica para tratar dores de dente por cauterização das orelhas. Os chineses o utilizaram na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e seus pontos foram traçados por diferentes profissionais, resultando no mapa da China hoje conhecido. Eles incluem cerca de 200 pontos de acupuntura auricular localizados em ambos os lados da orelha.

Para que serve
A terapia auricular é adequada para o tratamento de:
Dor devido a entorses, contraturas ou distensões musculares;
Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, e problemas psicológicos, como ansiedade ou depressão.


Como fazer terapia de ouvido para perder peso

A terapia auricular também pode ser utilizada para perda de peso, pois são estimulados certos pontos do ouvido responsáveis ​​pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, permitindo que o corpo atue na perda de peso. .
É importante ressaltar que, aliada à auriculoterapia, você também pode seguir uma dieta recomendada por nutricionista para perder peso, de preferência com atividade física regular.
Como funciona a auriculoterapia?
Dependendo do acupunturista, os pontos de acupuntura auricular podem ser selecionados com base em uma doença específica ou local anatômico. “Por exemplo, para tratar problemas estomacais, posso escolher pontos estomacais”, explica o Dr. Liyoko. Esta técnica pressupõe conhecimentos aprofundados da medicina chinesa, que relaciona um órgão a manifestações fisiológicas diferentes. O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão.

A premissa desta técnica é um profundo conhecimento da medicina chinesa, que associa órgãos a diferentes manifestações fisiológicas. Por exemplo, manchas no fígado podem tratar alterações nos olhos ou na visão, porque na medicina chinesa, o fígado está associado à visão.

Outros exemplos são os pontos endócrinos, usados ​​para tratar desequilíbrios e irregularidades no ciclo menstrual, e os pontos simpáticos, usados ​​para mudanças de humor.

Depois disso, o terapeuta escolhe os pontos de acupuntura mais adequados e aplica pressão sobre eles. A pressão pode ser usada:

Agulha de filamento: aplique nos pontos de acupuntura por 10 a 30 minutos;
Agulhas intradérmicas: são colocadas sob a pele por cerca de 7 dias;
Bola magnética: gruda na pele por cerca de 5 dias;
Sementes de mostarda: Pode ser aquecida ou não aquecida, gruda na pele por 5 dias.