Você sabe o que é atendimento Home Care?

Você o que é atendimento Home Care?

Home Care é uma expressão da língua inglesa. Home significa casa, lar e care quer dizer cuidado. O significado da expressão, portanto, é “cuidado em casa”.

Aqui no Brasil o termo é usado para se referir a empresas que prestam serviços de cuidados em casa, serviços de atendimento domiciliar de saúde, internamento domiciliar, etc.

Quem pode receber os serviços Home Care?

Qualquer tipo de pessoa, independente da idade, pode receber serviços de saúde em casa se for devidamente recomendado pelo médico, porém os idosos são os que mais recorrem à modalidade.

A diferença entre serviços de Home Care e de cuidador

Embora os serviços de cuidador e de Home Care sejam destinados a atender pessoas em casa, eles tem uma diferença importante: Os cuidadores focalizam seus serviços nos cuidados pessoais de higiene, alimentação, administração de remédios via oral na hora certa, companhia durante o dia ou à noite, etc. Já o atendimento Home Care se destina aos cuidados relacionados a um atendimento por profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem com serviços de aplicação de injeções, tratamento de ferimentos, etc.

Internamento X Atendimento Domiciliar

Na modalidade Home Care pode haver apenas o atendimento domiciliar que implica em atendimento ambulatorial domiciliar. O paciente recebe visitas rotineiras dos profissionais de saúde para consultas, exames físicos ou ministração de medicamento intravenoso entre outros procedimentos.

O atendimento também pode ser no tipo de internação domiciliar. Neste caso, toda uma estrutura precisa ser montada na residência do paciente, viabilizando o atendimento da mesma forma como se estivesse no hospital, podendo inclusive haver a permanência dos profissionais na residência por 24 horas por dia.

Vantagens do atendimento Home Care

 Existem várias vantagens em receber o atendimento Home Care. Além da atenção individualizada, existe a comodidade emocional de permanecer no aconchego do lar, na companhia dos familiares. Estas vantagens acabam acelerando o processo de recuperação.

Vale reforçar que apenas o médico pode resolver se um atendimento pode ser feito na modalidade Home Care, pois se for necessária alguma intervenção mais especializada, somente o hospital pode oferecer.

Além disso, este tipo de atendimento normalmente não é coberto pelos planos de saúde e tem um preço bastante alto.