6 vitaminas importantes para a terceira idade

6 vitaminas importantes para a terceira idade

O nosso corpo precisa de uma grande variedade de vitaminas. E na terceira idade a necessidade de uma alimentação adequada é ainda maior, pois muitos problemas de saúde típicos dessa fase podem ser evitados com o consumo de algumas substâncias.

É importante procurar um médico para avaliar os nutrientes que precisam ser repostos em cada pessoa e que recomende a dieta adequada.

Vitaminas essenciais para o organismo na terceira idade

6 vitaminas importantes para a terceira idade

  1. Vitamina B12

Uma das substâncias que tem sua absorção prejudicada na terceira idade é a vitamina B12. Isso precisa ser revertido, pois o nutriente é importante para a capacidade de concentração e memória.

Esta deficiência também pode prejudicar o coração, gerando palpitações cardíacas e piorar quadros de depressão e ansiedade, visto que ela influencia no humor. Para evitar esses males, se deve ter uma dieta rica em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leite.

  1. Vitamina B6 

A vitamina B6 tem muitos benefícios para o organismo: mantém a saúde e o equilíbrio interno do corpo e é muito importante no combate à depressão, já que essa substância trabalha na formação da serotonina, hormônio do bem-estar e do humor.

Os idosos e portadores de depressão devem comer banana, carnes, peixes, ovos, cereais integrais, cenoura, batata e feijão, pois são fontes em vitamina B6.

  1. Cálcio

O mineral é muito importante para a saúde dos ossos, dos dentes, em contrações musculares e para a coagulação sanguínea. A deficiência dele pode causar osteoporose.

Para prevenir esse mal, importa consumir leite e dos seus, peixes, couve e amêndoas.

  1. Vitamina D

A substância é essencial para que o organismo absorva o cálcio. Alguns iogurtes são enriquecidos com esse nutriente, que também é encontrado na gema de ovo e no atum. Além da alimentação, a vitamina D também é formada com a exposição solar.

  1. Ferro

O ferro trabalha na formação da hemoglobina e sua deficiência pode gerar anemia. Para ser mais bem absorvido, combinar uma alimentação rica em ferro e vitamina C.

A substância é encontrada principalmente em carnes vermelhas, gema de ovo, banana, feijão, grão-de-bico, ervilha, agrião, espinafre, entre outros.

  1. Potássio

O potássio é um aliado do funcionamento dos músculos, pois evita cãibras e melhora o desempenho da musculatura cardíaca. Também contribui para o metabolismo da glicose.

Suas principais fontes são a banana, a couve, a laranja, o melão, carnes, leguminosas e a batata inglesa.