Com o avançar da idade, precisamos mudar a nossa alimentação de acordo com as necessidades do nosso corpo e dar mais atenção a alimentos saudáveis, pois podem surgir deficiências nutricionais que reduzem a qualidade de vida. Um estudo realizado nos Estados Unidos, na Universidade Tufts, demonstrou que 20% dos idosos que fizeram parte da pesquisa sofriam de gastrite atrófica, que causa infecções e danos às células que produzem o ácido no estômago. A baixa quantidade de ácido pode dificultar a absorção de vitaminas e nutrientes essenciais, como vitamina B12, cálcio, ferro e magnésio.
Vitaminas e minerais essenciais que devemos consumir na terceira idade
Veja também:
8 Sinais de falta de vitaminas no organismo
-
Proteínas para evitar atrofia muscular
Por causa do envelhecimento perdemos massa muscular e, com isso, perdemos força. Depois os 30 anos, uma pessoa perde em média de 3 a 8 por cento de massa muscular e, de acordo com um estudo publicado em 2017, este é o motivo pelo qual as pessoas sentem mais fraqueza e estão mais propensas a doenças e fraturas ósseas. Por isso, é importante consumir mais proteína. Um estudo de 2008 revelou que idosos que consumiam proteína perderam 40% menos massa muscular comparado aos que não consumiam.
-
Fibras para evitar constipação e problemas gastrointestinais
A constipação é um problema comum em pessoas acima de 65 anos, e é mais frequente em mulheres. Isso acontece porque pessoas de idade mais avançada se movimentam menos durante o dia, o que reduz o movimento intestinal, que pode se agravar se a pessoa fizer uso de medicamentos.
-
Cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos
De acordo com um estudo realizado em 2014, corpos de pessoas adultas tendem a absorver menos cálcio devido à falta de vitamina D, e isso fica mais difícil com o processo de envelhecimento. Nossos corpos produzem vitamina D pelo colesterol que se encontra na pele quando expostos à luz solar, mas o envelhecimento deixa a pele mais fina e dificulta esse processo. Por isso, além do cálcio, é importante o consumo de vitamina D, que pode ser através de exposição à luz solar em horários oportunos ou por meio de suplementos que contém esta e outras vitaminas.
-
Vitamina B12 para o cérebro
A vitamina B12 também é conhecida como cobalamina e é uma das vitaminas essenciais para a produção de glóbulos vermelhos e para manter o funcionamento saudável do cérebro. Estudos mostram que 10 a 30% das pessoas com mais de 50 anos têm dificuldade em absorver essa vitamina, causando deficiência em longo prazo.
-
Água para prevenir desidratação
Cerca de 70% do nosso corpo é constituído de água, por isso é importante manter essa proporção à medida que envelhecemos, pois o organismo fica mais propenso à desidratação com o aumento da idade. Beber 2 copos de água a cada refeição e manter uma garrafa com água por perto para tomar durante o dia, faz toda diferença.