Veja os 10 chás mais populares

Veja os 10 chás mais populares

Chás são bebidas preparadas com água fervente pelo método de infusão, com folhas de plantas, flores, raízes ou rizomas e frutos. Diz a lenda que há cinco mil anos o imperador chinês Shen Nung estava tomando uma taça de água morna e, uma folha trazida pelo vento caiu dentro da chávena, transformando a cor da água. Ao provar, verificou que a água ficou muito saborosa e, a partir dessa data, esse conhecimento foi adotado e divulgado como uma prática de muita utilidade. Podemos encontrar muitos chás, mas cada país e cada região têm a sua especificidade, de acordo com seus hábitos e costumes. É muito comum as pessoas utilizarem os chás com variadas finalidades, desde o acompanhamento a refeição como fazem os asiáticos, ou os ingleses que o tomam com um pouco de leite, o tão famoso chá das 5. Os chás mais divulgados foram o chá preto, com muitas variedades, o chá verde, e chá mate, muito utilizado na América do sul, particularmente no Brasil, o famoso “chimarrão”. A maioria das pessoas conhece o poder medicinal das plantas e utilizam os chás como prevenção e tratamento das doenças.

Chás mais populares

Alecrim – O chá da alegria. Indicado para o cansaço , depressão, gota, reumatismo, digestão.

Alfazema –Insônias, excitação nervosa, dores de cabeça, tosse, asma, bronquite.

Alcachofra – Doenças do fígado, diabetes, psoríase, eczemas, colesterol, anemia.

Alcaçuz –Alivia a tosse e é expectorante, doenças do fígado, e possui efeitos anti-histamínicos.

Boldo – Tônico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bílis e ajuda a eliminar os gazes, combate as doenças do fígado e do baço.

Camomila – Auxilia a digestão, alivia as dores abdominais, náuseas, calmante para insônias.

Cidreira – Bom calmante, combate a insônia e estados nervosos, cólicas intestinais e gazes.

Eucalipto – Ajuda as vias respiratórias, tosse, bronquite, asma e favorece a expectoração.

Hortelã – Auxilia a digestão, alivia a azia, gazes e cólicas. Útil na asma e bronquite.

Malva – Vias respiratórias, infecções da boca, garganta e vias urinárias. Muito útil em lavagens uterinas e genitais por ser um poderoso antisséptico.