Benefícios da alimentação vegetariana na terceira idade

Benefícios da alimentação vegetariana na terceira idade

Mudanças na alimentação podem gerar muitos benefícios

Na terceira idade acontecem muitas mudanças no organismo que podem levar a serias doenças que estão diretamente ligadas a alimentação e nutrição. A diminuição da massa muscular e óssea, a elevação de gordura no sangue, diabetes do tipo II e outros problemas são decorrentes a essas mudanças. A alimentação vegetariana pode ser útil.

Alimentação vegetariana

A alimentação vegetariana é uma alternativa para evitar esses problemas na saúde dos idosos, pois ela é rica em fibras, hidratos de carbono complexos e também tem baixo índice de gorduras e açúcares. Tudo isso ajuda para a prevenção do diabetes, problemas cardiovasculares e obesidade.

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Benefícios da alimentação vegetariana na terceira idade

As mudanças que acontecem na terceira idade

Mudanças hormonais

Após a menopausa, as mulheres sofrem com a forte diminuição da atividade hormonal, o que compromete a presença de cálcio no organismo, e que causa a osteoporose. Devem ser exploradas novas fontes de cálcio de origem vegetal, como por exemplo, vegetais escuros, o tofu, nozes e castanhas, o leite de soja entre outros.

Baixa resistência imunológica

Entre as principais deficiências nutricionais que os idosos enfrentam, está a falta de vitaminas A, B6, C e E. A dieta vegetariana rica em cereais integrais, soja, legumes verdes, frutas frescas, frutos oleaginosos e sementes, oferece uma boa dose dessas vitaminas importantes para o organismo.

Sistema gastrointestinal

A diminuição dos reflexos e elasticidade dos movimentos também ocorre no grupo da terceira idade. A mobilidade intestinal também é afetada, o que causa a inflamação bacteriana da mucosa digestiva. Dessa forma, certos nutrientes como a vitamina B1, B12 e ferro são absorvidas com deficiência. Com a alimentação vegetariana são fornecidas grandes quantidades de fibras, o que colabora para o bom funcionamento intestinal. A ingestão de cereais integrais, frutas, oleaginosos, legumes verdes e alimentos que contenham vitamina B12 e ferro, viabilizam para que o idoso mantenha uma saúde regulada e fortalecida.

Alterações cardiovasculares

A elasticidade dos vasos sanguíneos podem perder a vitalidade, o que contribui para a hipertensão arterial e para o risco de outras complicações cardiovasculares. A alimentação vegetariana é restrita em colesterol, gordura e sal, o que contribui para a prevenção dessas doenças e da elevada tensão arterial.

A alimentação vegetariana é sem dúvida uma boa alternativa que contribui para a saúde do idoso.