Varizes – 10 receitas para tratamento natural

Varizes – 10 receitas para tratamento natural

Problema muito comum entre o público feminino, as varizes podem ser definidas, resumidamente, como veias dilatadas, que incomodam não só esteticamente, mas também causando sintomas como dor e inchaço. Qualquer veia pode dilatar, mas, geralmente, as varizes afetam as pernas e os pés.

Receitas naturais para tratar varizes

Varizes – 10 receitas para tratamento natural

Veja também:

Meias de compressão – Benefícios e indicações

  1. Vinagre de maçã

Aplicar o vinagre de maçã na pele sobre as veias varicosas, massageando suavemente. Isso pode ser feito duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e antes de dormir.

  1. Azeite

Misturar azeite com vitamina E, aquecendo um pouco a mistura. Depois, quando não estiver tão quente, aplicar na área varicosa, massageando suavemente. Repetir duas vezes ao dia.

  1. Consumir alho

Incluir o alho fresco na alimentação diária já pode fazer diferença, pois o alimento ajuda a reduzir a inflamação e os sintomas das varizes.

  1. Exercícios e hábitos

O aumento de peso, o tabagismo e o sedentarismo são fatores de risco para as varizes. Além do cuidado com o uso de anticoncepcionais, pois os hormônios femininos dilatam as veias e enfraquecem as paredes dos vasos, deixando-os mais flácidos, favorecendo o aparecimento de varizes. Descansar com as pernas mais elevadas, e realizar caminhadas para ativar a circulação também são práticas muito importantes na prevenção.

  1. Hamamélis

Este é um tipo de tratamento fitoterápico indicado para as varizes. Basta mergulhar um pano ou um pedaço de algodão em uma loção de Hamamélis, e colocá-lo sobre a área afetada, massageando suavemente por alguns minutos.

  1. Pimenta caiena

Por ser fonte de vitamina C e bioflavonóides, esse tipo de pimenta pode ajuda a aumentar a circulação sanguínea, aliviando as varizes. Indica-se o consumo de uma colher (chá) da pimenta em pó em uma xícara de água quente, três vezes ao dia.

  1. Folha de videira

Fonte de flavonoides (substâncias anti-inflamatórias), as folhas de videira atuam na parede interna das veias, podendo ser aliadas no tratamento das varizes.

Ferver quatro copos de água com uma xícara de folhas de videira por 10 a 15 minutos. Depois, quando estiver morna, mergulhar os pés na solução.

  1. Calêndula

A flor de calêndula também ajuda a melhorar a circulação, aliviando os sintomas das varizes. Ferver quatro copos de água com uma xícara de flores de calêndula por cerca de cinco minutos. Depois de deixar esfriar um pouco, mergulhar um algodão ou um pano na solução e passar sobre a área afetada.

  1. Salsa

A salsa possui ação antioxidante, podendo ajudar a aliviar os sintomas das varizes. Ferver uma xícara de água com uma porção de salsa fresca picada, por cerca de cinco minutos. Depois de esfriar, coar a solução e aplicar diretamente na área afetada, ou adicionar a ela uma gota de um óleo essencial (como o de calêndula, por exemplo) e, com o uso de algodão, aplicar na área afetada.

  1. Uso de meias de compressão

As meias elásticas de compressão ajudam o retorno venoso em direção ao coração, aliviando as dores e evitando que a perna fique inchada.

Mesmo sem comprovação científica, muitos se beneficiam destas dicas, lembrando que nenhuma delas substitui orientação médica.