More
    InícioSaúdeBem Estar5 Utilidades do Soro Fisiológico

    5 Utilidades do Soro Fisiológico

    5 Utilidades do Soro Fisiológico

    O soro fisiológico é uma solução isotônica e salina, com uma composição parecida com a encontrada nos líquidos corporais, composto de 0,9% de cloreto de sódio em água destilada. Possui um pH de 6,0. Pode ser utilizado para lavar lentes de contato, limpar o nariz, em nebulizações, na limpeza de ferimentos e queimaduras. Pode também ser usado na pele e nos cabelos.

    Utilidades do soro fisiológico

    5 Utilidades do Soro Fisiológico

    1. Nebulizações

    A nebulização com soro fisiológico é um bom tratamento para a sinusite, gripes ou resfriados, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração. Além disso, o soro fisiológico também é muito utilizado para diluir medicamentos como budesonida, brometo de ipratrópio ou salbutamol, o que prolonga o tempo de nebulização.

    2. Lavagem do Nariz

    Uma ótima forma de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico e uma seringa sem agulha, pois através da força da gravidade a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando as secreções.

    3. Desidratação Corporal

    O soro fisiológico pode ser utilizado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo, que pode ocorrer devido a episódios de diarreia, vômitos, aspiração gástrica, fístula digestiva, suor excessivo, queimaduras extensas ou hemorragias. A administração deve ser feita diretamente na veia, por um profissional de saúde.

    4. Soro Fisiológico na Pele

    Como ele tem pH levemente ácido, faz bem para pele. A melhor maneira de usar o soro na pele é na finalização da limpeza.

    Além disso, quando aplicado gelado como compressa nas áreas dos olhos, ajuda a melhorar a aparência das bolsas e olheiras. Também pode ser usado com um borrifador para refrescar a pele ou para ajudar a minimizar a vermelhidão da pele.

    5. Soro Fisiológico no Cabelo

    De acordo com as especialistas, o soro contribui para o equilíbrio do pH dos fios, melhorando a hidratação do couro cabeludo e diminuindo o frizz. O pH do nosso cabelo é ácido e varia entre 4.2 e 5.8 na escala. Já o soro fisiológico tem 6.0, índice levemente ácido (Por outro lado, para abrir as cutículas do cabelo é necessário o uso de produtos alcalinos). Dessa forma, ao usarmos o soro, acabamos selando as cutículas. Por isso, é interessante usá-lo no último enxágue. O soro também pode ser aplicado com um borrifador em todo o comprimento dos fios.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM