7 utilidades da água oxigenada para a saúde

7 utilidades da água oxigenada para a saúde

A água oxigenada tem muitos usos. É importante lembrar que não é apta para o consumo, por isso que nos remédios orais não se deve engolir.

Um dos produtos mais versáteis, econômicos e úteis que podemos ter em casa é o peróxido de hidrogênio, ou como é conhecida, a água oxigenada.

Utilidades da água oxigenada

7 utilidades da água oxigenada para a saúde

1. Eliminar manchas na pele

As manchas costumam aparecer no rosto, produto das mudanças hormonais (gravidez e uso prolongado de contraceptivos) e o sol. Para eliminá-las, se pode aplicar diariamente água oxigenada de 10 volumes com um algodão suavemente e depois hidratar com um creme.

Recomenda-se aplicar esse remédio à noite e usar protetor solar durante o dia, pois a exposição ao sol pode resultar no efeito contrário.

2. Saúde bucal

As propriedades da água oxigenada combatem o mau hálito ao ser usado como enxaguante bucal. Também serve como antisséptico para curar feridas e úlceras bucaisassim como para branquear os dentes.

3. Antimicótico

O temível pé de atleta e os fungos nas unhas também podem ser combatidos com água oxigenada de 10 volumes. Somente temos que lavar bem a área e depois aplicar diretamente entre os dedos dos pés ou sobre as unhas.

4. Afecções da garganta

As amígdalas inflamadas muitas vezes são o resultado de infecções por bactérias que se alojam na região. Para evitá-las e combatê-las, os gargarejos com água oxigenada são uma excelente receita.

Modo de fazer

  • Misturar duas colheres de sopa de água oxigenada de 10 volumes com um copo de água.
  • Fazer gargarejos com essa solução duas vezes por dia, durante dois minutos, sem engolir. Certificar-se de fazer os gargarejos até terminar o conteúdo do copo.

5. Feridas e queimaduras

Esta é a aplicação mais frequente do produto. Para desinfetar a área do corte ou da queimadura, aplicar um pouco de água oxigenada de 10 volumes e deixar agir durante alguns minutos.

Desta forma, não só limpará a ferida, como também facilitará o processo de cicatrização da mesma.É importante que este tratamento seja realizado somente em feridas superficiais. Se não notar melhoria, procurar um médico.

6. Combater a acne

A acne é uma doença que acontece especialmente na etapa da adolescência, produto das mudanças hormonais. Costuma gerar não só um dano estético, como também psicológico.

Um dos remédios mais eficazes é com água oxigenada de 10 volumes.

Modo de fazer

  • Aplicar a água oxigenada diretamente sobre as espinhas e deixar agir.
  • Uma vez seco, se pode enxaguar com água morna ou fresca.

7. Infecção nos seios nasais e ouvidos

Aplicar em uma porcentagem prudente juntamente com água destilada e usar diretamente nas fossas nasais mediante a aplicação na forma de aerossol. A água oxigenada servirá para limpar as impurezas dos seios nasais. 

Para tratar infecção nos ouvidos ou para preveni-la, se pode colocar algumas gotas de água oxigenada dentro do ouvido. No caso das crianças, consulte o pediatra.