7 motivos para uma soneca depois do almoço

7 motivos para uma soneca depois do almoço

Para os espanhóis, a soneca depois do almoço, ou a famosa “sesta”, é um hábito comum. Em Madri muitas lojas ficam fechadas no começo da tarde, mesmo que, teoricamente, seja um momento de muito proveito comercial. No Brasil não cultivamos esse hábito, o que muitos especialistas consideram um erro, já que o cochilo trás diversos benefícios para a saúde.

Depois do almoço muita gente sente uma grande vontade de tirar uma soneca e relaxar, pouquíssimas pessoas, porém, possuem esse privilégio, de descansar após a refeição, o que, segundo especialistas, pode trazer diversos benefícios.

Infelizmente, o hábito de tirar uma soneca após o almoço, parece muito estranho para algumas pessoas, mas, essa é uma prática saudável e que deveria ser seguida por todas as pessoas. Diferente do que muitos pensam, dormir após o almoço não é sinônimo de preguiça ou falta do que fazer, mas sim um hábito que pode melhorar o desempenho nas atividades durante os períodos vespertino e noturno.

Vale dizer que a sesta não é um capricho, mas uma necessidade fisiológica, pois o cochilo após o almoço é bom para o corpo, pois a temperatura abaixa após o sono, mas, para isso, esse cochilo pode ser de 30 minutos e com duração máxima de uma hora, que é o suficiente para dar uma boa restaurada, não devendo ultrapassar isso para não prejudicar o sono noturno.

Motivos para tirar uma boa soneca após o almoço

7 motivos para uma soneca depois do almoço

Veja também:

Dormir bem: 10 dicas simples para um sono tranquilo

4 melhores coisas para comer antes de dormir

1- Reduz o risco de doença cardiovascular

A soneca após o almoço ajuda na saúde do coração. Basta descansar 45 minutos após a refeição, que já irá ajudar na recuperação cardiovascular.

2- Deixa os neurônios mais ativos

Depois de almoçar é normal que os neurônios fiquem desconectados, por isso, uma soneca ajuda para que eles possam voltar à ativa.

3- Reduz os riscos de obesidade

De acordo com estudos, um cochilo após o almoço ajuda a reduzir os riscos de obesidade.

4- Fortalece o sistema imunológico

Dormir um pouco após o almoço regula o sistema imunológico aos níveis normais.

5- Melhora o humor

Dormir após a refeição nos deixa mais animados e bem humorados.

6- Ajuda no combate à hipertensão

Tirar um cochilo após o almoço regula a pressão arterial.

7- Melhora a concentração

Quando dormimos e sonhamos, melhoramos consideravelmente a concentração e, consequentemente, acaba aumentando nossa facilidade de aprendizado.