Tuberculose: Risco maior na terceira idade

Tuberculose: Risco maior na terceira idade

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos do corpo humano.

Meios de contágio

Ela é transmitida por via aérea em praticamente a todos os casos e a infecção acontece a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa nas vias respiratórias.

Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos alcançam os alvéolos, eles causam uma rápida resposta inflamatória, envolvendo células de defesa. Caso ocorra falha neste mecanismo, os bacilos começam a multiplicar-se.

Tipos de tuberculose

Tuberculose: Risco maior na terceira idade

A doença afeta os pulmões na maioria dos casos, porém, pode afetar outros órgãos e tecidos do corpo, sendo neste caso chamada de tuberculose extra pulmonar, podendo ser:

  • Miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e acontece quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos e há grande risco de meningite. Além de o pulmão ser muito afetado, vários outros órgãos também podem ser.
  • Óssea: Apesar de não ser muito comum se dá quando o bacilo consegue penetrar e se desenvolver nos ossos, o que pode provocar dor e inflamação, que nem sempre é inicialmente tratada como sendo tuberculose.
  • Ganglionar: É causada pela entrada do bacilo no sistema linfático, a área normalmente mais afetada é a do pescoço.
  • Pleural: Acontece quando o bacilo afeta a pleura, tecido que reveste os pulmões, causando intensa dificuldade em respirar.

A tuberculose na terceira idade

Quanto mais a idade avança, menor fica a capacidade imunológica de defesa do nosso organismo. Por essa razão, a tuberculose afeta mais as pessoas idosas, tanto nas novas infecções quanto na reativação de doença. A doença se torna mais complicada nessa etapa da vida pelas dificuldades de diagnóstico e pelo uso de remédios para outras doenças que acabam mascarando a doença.

Veja também:

Tempo frio exige mais cuidados na terceira idade