Tremor nas mãos nem sempre é sinal de Parkinson

Tremor nas mãos nem sempre é sinal de Parkinson

A causa comum de tremor no corpo é, obviamente, o frio, situação que faz com que os músculos se contraiam para esquentar o corpo. No entanto, existem outras causas de tremedeiras, tanto desencadeadas por momentos de ansiedade, consumo de substâncias estimulantes, ou provocadas por doenças neurológicas e musculares, sendo que as principais são a doença de Parkinson, o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado.

Os locais mais afetados do corpo pelo tremor são os braços ou pernas, a cabeça, o queixo e a face, e podem ser tremores de tipos variados, como em repouso ou em movimento, unilateral ou bilateral, e podendo ou não estar relacionado a outros sintomas como desequilíbrio, lentidão e rigidez dos músculos. 

Principais causas de tremor nas mãos

Tremor nas mãos nem sempre é sinal de Parkinson

1. Crise de ansiedade

Quando se está ansioso, estressado ou com medo, o sistema nervoso é ativado para que o corpo esteja alerta para reagir a situações perigosas. Assim, é liberada na corrente sanguínea uma grande quantidade de hormônios estimulantes, como a adrenalina, que provocam efeitos como tremor nas mãos ou em todo o corpo, além de suor, dilatação das pupilas, aumento dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial.

2. Diminuição do açúcar no sangue

Quando se fica muito tempo sem comer, pode se desenvolver um episódio de hipoglicemia, em que há queda acentuada da glicose no sangue. Como resposta, o cérebro libera hormônios estimulantes, para que as células do corpo consigam reagir mesmo na falta de combustível, o que provoca o tremor.

3. Consumo excessivo de bebidas energéticas

Consumir substâncias estimulantes, como a cafeína presente em chás e cafés, ou bebidas energéticas que contêm taurina, glucoronolactona ou teobromina, por exemplo, também ativa o sistema nervoso e estimula o corpo, pois imita a ação da adrenalina e provoca diversas reações, como o tremor.

4. Uso de antidepressivos e outros remédios

Alguns medicamentos podem causar tremor de várias formas diferentes, sendo que o mais comum é que causem estímulo do sistema nervoso, como no caso de alguns antidepressivos, anticonvulsivantes ou broncodilatadores para a asma, por exemplo.

Doenças que podem causar tremor

Quando os tremores se tornam persistentes e intensos, podem ser sinal de doença neurológica, sendo importante uma consulta médica para correta avaliação. Nesses casos, as doenças mais comuns são:

1. Tremor fisiológico exacerbado

2. Tremor essencial

3. Doença de Parkinson