Treinamento funcional na terceira idade – 5 benefícios

Treinamento funcional na terceira idade – 5 benefícios

A prática de exercícios físicos já tem seus benefícios comprovados para todas idades, desde que sejam respeitadas as capacidades e limitações de cada um. Mas em especial, o treinamento funcional pode ajudar aqueles que querem desfrutar de uma vida saudável na melhor idade.

5 Benefícios do treino funcional na terceira idade

Treinamento funcional na terceira idade – 5 benefícios

  1. Potência muscular

A redução da velocidade movimentos acontece por um processo de aumento nas vias de degradação, que acomete principalmente as fibras rápidas da musculatura, as fibras do tipo II.

A dinâmica do treinamento funcional trabalha de maneira eficiente os padrões de movimento em diversas velocidades, proporcionado assim as adaptações necessárias para que a pessoa mantenha níveis ótimos de produção de força em movimento.

  1. Hipertrofia muscular

O desequilíbrio causado pela perda de massa muscular não quer dizer que o idoso não consegue ganhar massa muscular, apenas que esse processo é mais lento, pois a síntese proteica é mais lenta.

A possibilidade de manutenção das cargas, de maneira programada, que é proposta no treinamento funcional promove resultados satisfatórios para quem precisa aumentar os músculos de maneira inteligente.

  1. Força e resistência

A capacidade de produzir força para a execução de tarefas do dia a dia e em situações que a ela precisa ser feita por tempo prolongado está ligada a intensidade em que a atividade física é realizada.

O treinamento funcional proporciona desafios intensos na condição ideal para promover aumentos simultâneos nessas manifestações da força, sem prejudicar as condições de fragilidade do indivíduo.

  1. Capacidade aeróbia

Essa está diretamente ligada às condições do sistema músculo, e também depende de como pode ser trabalhada no seu programa de treinamento.

O treinamento funcional aplicado na forma de treinamento concorrente, com trabalho de força precedendo o aeróbio tem apresentado excelentes resultados.

  1. Tecido ósseo

As alterações no tecido ósseo como a osteopenia, podem ser trabalhadas de maneira muito eficiente no treinamento funcional com os exercícios de compressão localizada.

Os resultados na densidade óssea se apresentam num programa de treinamento em longo prazo.

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