Tomate – Veja por que vale a pena aumentar o consumo

Tomate – Veja por que vale a pena aumentar o consumo

O tomate é uma fruta, apesar de normalmente ser usado como legume em saladas e pratos quentes. É um ingrediente muito utilizado em dietas de emagrecimento porque cada um tem apenas 25 calorias, e tem propriedades diuréticas, além de muita água e vitamina C que melhora o sistema imune e a absorção do ferro nas refeições.

Valores nutricionais

Nutrientes 100g de tomate
Carboidratos 3.9 g
Fibra 1.2 g
Gorduras 0.2 g
Proteína 0.9 g
Vitamina A equiv. 42 mg (5%)
Vitamina C 14 mg (17%)
Vitamina E 0.54 mg (4%)
Potássio 237 mg (5%)

Benefícios do tomate

Tomate – Veja por que vale a pena aumentar o consumo

Veja também:

9 alimentos que não podem faltar na Terceira Idade

  1. Poderoso na prevenção do câncer

É um fruto rico em licopeno, que ajuda a diminuir o risco de uma série de tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de próstata.

  1. Regula o intestino

Entre as propriedades, a fibra é essencial na regulação do intestino.

  1. Protege contra doenças cardíacas

Uma pesquisa relacionou o consumo elevado de licopeno com uma redução de 30% nas incidências de doenças cardiovasculares, além das fibras encontradas no suco de tomate, que ajudam a quebrar o colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim), e a niacina, que ajuda a estabilizar os níveis de colesterol.

  1. Ajuda a prevenir a coagulação do sangue

Com tantos nutrientes presente, mais um dos benefícios do tomate para a saúde é a prevenção na aglomeração de plaquetas anormais que podem bloquear as veias, o que contribui para a saúde de pessoas com tendência a doenças cardíacas.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitaminas e nutrientes, incluir o suco de tomate no seu café da manhã, deixará mais imune a gripes e resfriados.

  1. Bom para os ossos

A vitamina K encontrada nele é de grande importância para a saúde de seus ossos, pois no processo da construção óssea é feita a síntese da osteocalcina, que depende da vitamina K para ocorrer.

  1. Bom para a sua pele

Estudos têm mostrado que beber suco de tomate diariamente pode levar à redução da acne e a oleosidade da pele, além de fechar os poros e prevenir danos celulares, lembrando que o licopeno age nos radicais livres que danificam as células e são responsáveis pelo aparecimento das rugas.

  1. Desintoxica o Corpo

É maravilhoso para liberar toxinas prejudiciais ao nosso corpo. Propriedades como o cloro e o enxofre ajudam o fígado e os rins a realizar melhor sua função de desintoxicação.

  1. Contribui na perda de peso

Falando em queimar gorduras, adicionar o suco de tomate à sua dieta irá contribuir com a perda de peso. As fibras presentes no tomate darão a sensação de estar satisfeito e então se passará a comer menos.

  1. Saúde dos olhos

Por serem cheios de fito nutrientes como o betacaroteno, luteína, zeaxantina e vitamina A,  ajudam a manter seus olhos saudáveis ​​e protegem contra a degeneração macular.

  1. Cabelos saudáveis

Beber o suco de tomate irá trazer uma melhora significativa na aparência e saúde dos cabelos. A vitamina A presente no tomate contribui para que seu cabelo cresça forte e sedoso. A vitamina K, por sua vez, fortifica e revitaliza os cabelos.

  1. Ajuda a curar a ressaca

Tomar um copo de suco de tomate irá repor todos os nutrientes perdidos e hidratar o organismo depois de um exagero nas bebidas alcoólicas. Misturar suco de tomate, pepino, espinafre e uma colher de azeite cria um eficiente elixir contra a ressaca.