4 tipos de leite para substituir o de vaca

4 tipos de leite para substituir o de vaca

Motivados por intolerância láctea, que é cada vez mais comum em nossa sociedade, por escolha vegana, saúde ou mesmo para variar a alimentação, muitos decidem reduzir ou evitar o consumo do leite de vaca. E existem várias alternativas.

4 alternativas para o leite de vaca

4 tipos de leite para substituir o de vaca

Leite de soja

O leite com extrato de soja é um produto de alto valor nutricional, rico em proteínas, sendo um excelente produto para pessoas que desejem uma dieta vegetariana e intolerante à lactose.

Num copo de 200 ml de leite de soja são consumidos:

Calorias: 84 kcal

Proteína: 5,0 g

Gordura total: 3,0 g

Gordura saturada: 0,4 g

Cálcio: 176 mg

Leite de quinoa

O leite de quinoa é uma boa opção para variar. É rico em aminoácidos e minerais semelhantes ao leite de vaca e tem alto valor nutritivo. A quinoa é um alimento completo de origem vegetal que apresenta maior teor de proteínas dentre todos os cereais.

Leite de arroz

O leite de arroz contém mais carboidratos do que o leite comum de vaca, porém possui pouco teor de gorduras e não possui proteínas. O leite de arroz também contém cálcio, pois ele é adicionado pela indústria para equilibrar nutricionalmente esse tipo de leite.

Num copo de 200 ml de leite de arroz são consumidos:

Calorias: 91 kcal

Carboidrato: 17g

Proteína: 0 g

Gordura total: 2,0 g

Gordura saturada: 0,2 g

Cálcio: 240 mg

Leite de cabra

O leite de cabra é mais forte e contém mais gordura que o leite integral, por isso, quem tem colesterol ruim (LDL) alto tem que restringir o consumo. Algumas pessoas intolerantes à lactose toleram melhor o leite de cabra. O leite de cabra também possui cálcio e ferro, vitaminas B6 e B12, porém em menores quantidades que o leite de vaca.

Num copo de 200 ml de leite de cabra são consumidos:

Calorias: 132 kcal

Proteína: 6,1g

Gordura total: 7,5 g

Gordura saturada: 4,8 g

Cálcio: 224 mg