Qual o melhor tipo de óculos para o seu rosto?

6 erros comuns ao se comprar óculos de sol

Às vezes os óculos que achamos mais bonitos não combinam com o nosso rosto. Isso acontece porque existe um tipo de óculos para cada rosto.

Por haver uma grande variedade de pessoas no mundo, cada face possui características únicas e peculiares que devem ser destacadas através dos acessórios corretos. Contudo, não existe exatamente uma regra que defina qual deve ser o tipo de óculos para cada rosto, pois essa escolha envolve critérios importantes, como o gosto e o estilo pessoal.

Existem alguns parâmetros indicados para quem pretende harmonizar o formato do rosto através da utilização de óculos. Esses parâmetros levam em conta principalmente o tipo de rosto de cada um. Caso ainda não saibamos qual o seu tipo de rosto.

Qual o melhor tipo de óculos para o seu rosto?

Tipo de óculos para cada rosto

Rosto Oval

Mais largo nas maçãs do rosto e nas têmporas estreitando ligeiramente na testa e na linha do queixo, assumindo um formato de ovo. Esse tipo de rosto pode usar todos os modelos, podendo ser: aviador, redondo, quadrado, gatinho, etc.

Rosto redondo

Formato sem angulações onde há curvas lineares em todo o rosto, caracterizando uma espécie de círculo. Queixo, bochechas e testa apresentam linhas contínuas sem traços marcados. Os modelos ideais devem contrastar com o formato do rosto, como os óculos de linhas retas, quadrados e retangulares.

Rosto triangular

Formato da testa e das maçãs do rosto é mais redondo, mas apresenta um afinamento na direção do queixo, criando uma espécie de triângulo. Esse formato também é chamado de coração. Os óculos redondos e os aviadores são os mais indicados, pois contrastam com a linha triangular do rosto e não afinam o queixo.

Rosto quadrado

As linhas da testa e do maxilar estão na mesma direção, além disso, a proporção das linhas verticais é igual à proporção das linhas horizontais do rosto. É indicado a utilização dos redondos e do tipo gatinho.

Veja também:

A nova moda dos grisalhos

Qual o melhor tipo de óculos para o seu rosto?

Variações dos formatos de rosto

Embora existam diversas variações dos formatos de rosto, a escolha do tipo para cada rosto deve levar em conta os traços do rosto, como, por exemplo: se o seu rosto tem mais linhas redondas, opte por um modelo de óculos com linhas retas, ou faça o contrário caso você não tenha linhas arredondadas em seu rosto.